fernandosoares_05-01-2018

Edições anteriores

CDFs & GAZETEIROS
Levantamento do site “Congresso em Foco” verificou que só três senadores chegaram a 100% de frequência no Senado, em 2017: José Pimentel PT), Randolfe Rodrigues (Rede/AP) e Reguffe (sem partido/DF). Eles estiveram em todas as 65 sessões da legislatura. Os que mais enforcaram as sessões são dois peemedebistas: o paraense Jader Barbalho, que gazeteou 32 sessões, e o mineiro Zezé Perrela, ausente em 29.

 

CUIDE-SE, GEPETO!
Pinóquio já achou quem pode superá-lo ou quem já o fez: é Donald Trump. De acordo com o jornal “Washington Post”, o presidente dos EUA fez 1.950 falsas declarações em 347 dias de mandato (desde a posse, a 20 de janeiro de 2017, até dois de janeiro de 2018). E assim, em menos de um ano de mandato, o republicano Trump mentiu, em média, 5,6 vezes por dia.
 

ALTOS E BAIXOS
Questionáveis os critérios do site G1, da Globo, para aferir os governantes com o maior e o menor número de promessas de campanha cumpridas em 2017. Entre os governadores, Reinaldo Azambuja (PSDB) teria sido o terceiro no ranking negativo, o dos piores cumpridores. E Marquinhos Trad (PSD) seria o quinto entre os prefeitos das capitais que mais cumpriram suas promessas. Mas o G1 desconsidera que vários compromissos não tiveram o tempo necessário para que fossem realizados. Pode ser que boa parte deles só se efetive no tempo restante dos mandatos.
 

COURO NOSSO!
Abundante na Região Amazônica e um dos maiores peixes de água doce do mundo, o pirarucu tem ganhado reusos que vão além da gastronomia. O couro do animal acaba de ser eleito o vencedor do PV Awards, premiação que elege as melhores matérias-primas têxteis do mundo. A honraria foi dada por Gel Egger Ceccarelli, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento da Salvatore Ferragamo. Um substituto ao couro bovino, o material anda em alta no curtume. Ponto para o Brasil!
 

ENQUADRAMENTO
Se o ônus da prova cabe a quem acusa, então Carlos Marun vai precisar de uma excelente e miraculosa justificativa para escapar do controle social. O ministro-chefe da Secretaria de Governo do Presidente Michel Temer disseminou repetidas vezes, em discursos e entrevistas registradas por toda a imprensa, as desastradas declarações que condicionam facilidades na liberação de verbas federais a governadores que não derem a contrapartida de apoio à reforma da Previdência.
 

ENQUADRAMENTO (II)
Deputado federal licenciado, o emedebista Carlos Marun foi colocado contra a parede pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). O colegiado, constituído por 29 organizações dos servidores públicos, entrou com uma representação contra Marun na Comissão de Ética Pública da Presidência da República, por causa de sua postura nada republicana. O Fórum considera que o ministro cometeu grave infração ética ao afirmar que usa dinheiro publico para atender objetivos claros de interesse político. Não bastará a Marun dizer que a negociação não se configura como “chantagem”, pois financiamentos da Caixa são ações de governo... Justificativa muito fraca...


BORDERÔ
A sambista Magally Sampri brada seu protesto, engrossando o coro dos artistas irritados com o atraso da Secretaria Estadual de Cultura no pagamento de seus cachês. O titular da Pasta, Athayde Nery Jr, não está indiferente à gritaria e a considera justa e natural. O problema é que ele ficou sem orçamento mesmo. Quando a coisa aperta no Governo, um dos primeiros setores a sofrer as tesouradas orçamentárias é a Cultura. Que em 2018 esse viés mude o rumo.
 

NOSSO FUTEBOL
Enquanto o Corumbaense estreia na Copa São Paulo – de cara, no primeiro jogo, pegou o Corinthians - a cidade-sede do clube vive a polêmica envolvendo o destino do Estádio Arthur Marinho. A principal praça futebolística de Corumbá não tem até hoje a definição sobre como e por qual instituição será administrada e mantida, se a Prefeitura ou a Liga Esportiva (LEC). Há quem afirme que espertinhos de plantão andam atuando na expectativa de tirar proveito da situação.
 

QUEM É ELA?
Parece que 2018 será tempo de novos amores! O ator Vincent Cassel, 51, que vive entre França e Brasil desde 2013, passou o Réveillon na Bahia, acompanhado da modelo Tina Kunakey Di Vita, sua nova namorada. A jovem italiana, de apenas 20 anos, acompanhou o ator nos fervos de Réveillon, em Itacaré, na Bahia. Tina é contratada pela IMG Models, a mesma agência de Lily Aldridge, Gisele Bündchen, Kaia Gerber e Gigi e Bella Hadid, entre outras, tendo estampado várias capas de revistas internacionais. Já para quem não lembra, Vincent é ex-marido da atriz italiana Monica Bellucci, com quem tem duas filhas.
 

NA LEMBRANÇA
Hoje é dia de parabenizar o nordestino Whindersson Nunes, que entrou para o topo do ranking do YouTube brasileiro, como dos mais influentes do mundo. Aos 23 anos, esse jovem nasceu em Palmeira do Piauí e, antes de conquistar o topo, só perdia para o sueco Pew Die Pie. A rede Snack foi a responsável pela divulgação do ranking que analisa e mede a taxa de poder de influência, que varia de 0 a 1000, e envolve engajamento, views, número de inscritos, frequência de publicação, atividade do canal e outros. Atualmente, Whindersson conta com mais de 15 milhões de inscritos em seu canal e 23 milhões de seguidores no YouTube. Whindersson, além de comediante, é músico e compositor.

 

A delegada de Polícia Civil, Maria de Lourdes Cano, e o marido, defensor Público, Esveraldo Cano

 

Fotos: Gabriel Santos

 

ENTRELAÇOS FRONTEIRIÇOS
A fronteira Brasil-Paraguai abraçou a chegada de 2018 com a afirmação de sua grandeza progressista e a valorização dos círculos afetivos. Nesse embalo, os empresários Jamil Name, o filho, Jamilzinho, e o benquisto Fahd Jamil Georges, timoneiros das causas regionais, saudaram o Ano Novo em calorosa confraternização, compartilhada com toda Ponta Porã.

 

A médica Elen e o agrônomo em Porto Alegre, Pedro Manfro

 

Karina e o empresário Marquinhos Moraes

 

O advogado Eduardo Cury e a namorada, Camila Maiolino

 

O casal, advogado Ideu de Souza e a esposa, Anelza

 

O empresário Giancarlos Chinaglia e a esposa, Andréa

 

Jéssica Ribeiro e o namorado, empresário Laurinei Santos

 

EITA, GURIZINHO!
O Instituto Crowley conferiu e constatou que “Acordando o Prédio”, interpretada por Luan Santana, foi a campeã das 100 músicas mais executadas nas rádios brasileiras o ano passado. Do primeiro ao último dia de 2017, a canção foi ao ar 73.369 vezes. Um detalhe: “Acordando o Prédio” foi lançada em 2016.