fernandosoares_31-08-2018

Edições anteriores

JOGO SUJO
 Um simples depoimento registrado em cartório tem sido tratado, em Campo Grande, pelos opositores ao juiz federal aposentado, Odilon de Oliveira, como uma delação. Aquilo nunca foi e nunca será delação. A má-fé desse ex-servidor da justiça federal, que ataca o juiz, é evidente. Já faz mais de dois anos que ele perdeu a função e só agora, há 45 dias das eleições, é que resolveu falar em “maquiagem de números”. O covarde, quando é flagrado, quer enlamear os outros, junto. Como a "Folha de São Paulo" entra nesse jogo sujo e dá espaço para esse tipo de pessoa? Até o Ministério Público Federal (MPF) rejeitou o pedido de delação premiada, por entender que não “havia provas suficientes na denúncia”.


SOPRAR VELINHAS
O Sarau do Alfredão, em dias normais, já é de superlotação. E sendo assim, amanhã, 1º de setembro, o espaço ficará acanhado demais para a quantidade de gente que promete ir até lá para ouvir e dançar boas músicas, com um motivo super especial: é aniversário de Raimundo Edmário Guimarães Galvão. Sim, ele, o querido mestre Galvão, um dos mais completos músicos e ativistas culturais do Estado. E à frente das celebrações, na data dos cumpleaños, está - é óbvio - a sua amada, Renata Christoforo.
 

NA FITA
Se for confirmado o afastamento definitivo do prefeito e do vice-prefeito de Caarapó, cassados pela Justiça Eleitoral por compra de votos, quem assumirá o cargo é o presidente da Câmara Municipal, André Nezzi (PDT). Ele deve ter, no mínimo, dois anos e alguns meses de mandato. Detalhe: Nezzi já era considerado um dos nomes mais fortes para a disputa eleitoral de 2020.
 

MATRIARCA
Festa em Corumbá e nos milhões de corações que amam este ser maravilhoso chamado Adélia Quevedo Mavignier. Ela completou 87 anos na quarta-feira, 29, sob uma chuva de afagos e homenagens prestadas pela grande e tradicional família de pantaneiros, distribuída por esses brasis.
 

SEM AZAR
A atriz Paula Burlamaqui pediu desculpas. Melhor seria se não tivesse falado o que falou no calor de uma entrevista ao programa "Encontro com Fátima Bernardes, quando fez comentário de cunho preconceituoso e racista, ao dar uma opinião sobre superstições. No caso, a abordagem referia-se ao azar e à sexta-feira, 13. E Paula sapecou esta: "As protetoras até falam: não dê para adoção o gato preto, porque muita gente pega pra fazer macumba".

 

APREENSÃO
Presidente da Associação dos Criadores de MS (Acrissul), o ex-deputado Jonathan Barbosa, que é ligado ao PSDB, ao ser entrevistado por uma emissora de rádio, afirmou estar apreensivo com os rumos da sucessão presidencial. Para ele, o setor produtivo e o agronegócio precisam de um governante comprometido com a segurança jurídica dos produtores rurais, ou os conflitos fundiários podem causar um grave retrocesso nas conquistas econômicas do país.
 

RECEITA EFICAZ
Ensina o velho ditado: em time que está ganhando, não se mexe. Esta lição, seguida à risca por 75% dos eleitores que foram às urnas, garantiu a reeleição do presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol-MS), Giancarlo Miranda. Ele se garantiu graças a resultados efetivos nas lutas classistas que liderou. Terá mais três anos de mandato para cumprir o que preconiza o slogan da chapa vitoriosa: "Fortalecendo a Classe".
 

VENTOS FAVORÁVEIS
O Judiciário brasileiro se fortalece e renova a afirmação de sua credibilidade. É assim que o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-MS), Divoncir Schreiner Maran, sintetizou suas impressões sobre o ânimo e o ambiente dos colegas, durante sua visita a Brasília, na terça-feira, 28. Ele foi à capital federal como convidado para a posse do amigo, ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no cargo de corregedor-geral de Justiça. A ministra Cármen Lúcia, presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), conduziu a solenidade.
 

MISTÉRIO
Pergunta-se: quem pode responder o que farão alguns desistentes da campanha eleitoral em Mato Grosso do Sul, como o senador Pedro Chaves (PRB), a deputada estadual Antonieta Amorim (MDB) e o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (PSD)? Será que pensam em retornar na disputa municipal de 2020?
 

ESTANTES
Expectativa para o lançamento do fac-símile do livro "Vida Rústica", de Carlos da Fonseca. Será no dia três de setembro próximo, às 19h, na Galeria de Vidro/Plataforma Cultural. Comemora-se o primeiro centenário de lançamento da edição original da obra deste professor e escritor (1918), que nasceu em Santa Rita do Passa Quatro (SP), em 1879, e mudou-se em definitivo para o então sul de Mato Grosso, onde viveu até sua morte, em 1930.
 

PENSAMENTO DO DIA
“O medíocre é aquele que não faz nada para mudar a própria vida, mas se incomoda com a mudança que você faz na sua”.
 

NA LEMBRANÇA
O ator Richard Gere completa, hoje, 69 anos. Sex symbol de Hollywood e astro de filmes, como Chicago, Noiva em Fuga e Uma Linda Mulher, ele é conhecido por seu lado zen e sua luta pela natureza, como se vê nessa frase: "Como zeladores do Planeta, é nossa responsabilidade lidar com todas as espécies com carinho, amor e compaixão. As crueldades que os animais sofrem pelas mãos dos homens estão além da nossa compreensão".

 

Fotos: Gabriel Santos

A irmã Diane Cundiff, Lucila Peluffo Zahran e a cineasta Ana Carolina

 

A estudante em medicina, em São Paulo, Maria Eugênia, e a mãe, empresária, Maika Amaral

 

Os namorados, Adriano Fontana e Roberta Paoletti

 

O empresário Camilo Zahran Georges e o advogado Alex Rezende

 

Os irmãos, Eduardo Elias Zahran Neto e Mariana Tavares Zahran

 

Roberta Zahran Stamatis e o namorado, Caio Carvalho

 

Divulgação

Ainda recebendo os cumprimentos pelo Título de Cidadão Campo-Grandense, o querido jornalista João Carlos Silva, que hoje atua no staff da Casa Civil da Presidência da República