fernandosoares_17-08-2018

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

Fernanda Barbeta e o desembargador do TRT, Amaury Pinto Júnior

 

Geise Pavei e o marido, empresário em Sidrolândia, Dalto Pavei

 

Silene o marido, pecuarista Oscar Serve

 

Rita Thomé e o pecuarista Ivan Vanzin

 

Os pecuaristas, Milena e Fábio Macedo

 

Os pecuaristas, Ana Paula e Raul Santos

 

O pecuarista Matheus Dalpasquale e a namorada, quase advogada, Lívia Abreu

 

FAÇANHA
Nos festejos de 126 anos de fundação, Aquidauana ganhou um belo presente: o time da casa, Aquidauanense, derrotou o Operário de Campo Grande, por 2 a 1, e ficou a um empate de conquistar o título do Estadual de Futebol Sub 19 e, assim, ganhar o direito de participar da Copa São Paulo 2019, a maior vitrine dos jovens talentos do esporte no País.
 

CÁTEDRA
A Secretaria de Comunicação Institucional da Assembleia Legislativa adiou para quarta-feira, 22, o colóquio entre jornalistas e publicitários, com o professor e jurista Elton Nasser, sobre as novas regras eleitorais em vigor. Uma excelente oportunidade para que os conhecimentos nesta área tão complexa sejam aprimorados.
 

TEM JEITO?
O Projeto Taquari - ou Projeto Capacitação para o Desenvolvimento Sustentável na Bacia Hidrográfica do Rio Taquari - vai ganhar visibilidade internacional. A Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) está avançando na terceira das quatro etapas e mobiliza ribeirinhos, produtores e proprietários rurais, para realizar práticas sustentáveis e de preservação. O projeto inclui ações de estudo sobre as causas do assoreamento, estimulando seu combate e prevenção. Toneladas de dejetos e sedimentos, mais o desmatamento e o despejo de agrotóxicos, matam o rio.
 

TEM JEITO ? (II)
Oficial da reserva da Polícia Militar Ambiental - da qual foi comandante - fundador do Instituto Homem Pantaneiro e um dos mais respeitados defensores do meio ambiente, em Mato Grosso do Sul, Ângelo Rabelo eleva sua voz e põe sua caneta em favor do Rio da Prata. Seu artigo, publicado na imprensa local, com o título "A Condenação de um Rio", vem ganhando vigorosos elogios. O Rio da Prata, em Bonito, a exemplo do Taquari, sofre com o assoreamento e a descarga de poluentes.

 

À LUTA, POIS!
Depois de duas candidaturas, que por pouco não foram bem-sucedidas, a ex-secretária estadual de Assistência Social, Tânia Garib, havia anunciado que não iria mais candidatar-se a cargo eletivo. Voltou atrás, atendendo apelo do ex-governador André Puccinelli, e será a companheira de chapa do candidato do MDB a governador, Júnior Mochi.
 

BEM LEMBRADO
 O saudoso e muito querido magistrado Fadel Tahjer Yunes, merecedor de todas as reverências, tem seu nome perpetuado em uma importante obra de Campo Grande. Trata-se da avenida entre a Mato Grosso e a Desembargador Leão Neto do Carmo, na região do Parque dos Poderes. Governo do Estado e Prefeitura, em parceria, investiram na nova via urbana, entregue com asfalto, ciclovia e iluminação pública, esta semana.


FESTANÇA
Na divisa com São Paulo, Três Lagoas está realizando sua 30ª Festa do Folclore, aberta na quarta-feira e com encerramento domingo, 19. A programação oferece boas atrações artístico-culturais, como o II Encontro do Chamamé e um bom elenco de astros da música popular e regional, como os forrozeiros do Fala Mansa. A iniciativa é assinada pela Prefeitura, comandada pelo prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB).
 

TENTAÇÃO
Formas esculturais de funcionária recém-contratada para atuar na assessoria de um candidato despertaram a vigilância da esposa, que passou a fazer marcação cerrada, com direito a piti em restaurante. Detalhe: apesar da ciumeira braba, a madame não manda seu marido demitir a curvilínea auxiliar, porque foi indicada por chefe de família numerosa e de influência nada pequena em alguns segmentos. Pior: a dona do ciúme já passou dos 50 e a "rival" ainda está na faixa dos 20 e poucos aninhos.
 

TERRA SEM LEI
 Paranhos e Coronel Sapucaia, na fronteira com o Paraguai, são as cidades de Mato Grosso do Sul incluídas entre as que mais sofrem com a violência no Brasil. O estudo que apurou esta realidade foi feito pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf).

 

TERRA BOA
Alguns famosos - especialmente da música sertaneja, das comunicações e das congregações religiosas - estão fazendo de Mato Grosso do Sul um dos seus lugares prediletos para investimentos imobiliários e no agronegócio. Além de Zezé di Camargo, Ratinho, Sérgio Reis, Chitãozinho & Xororó, RR Soares e Edir Macedo, tem mais celebridades desembarcando com o talão de cheques nas mãos.
 

PENSAMENTO DO DIA
“A vida não te espera para nada. É piscar o olho e pronto, aconteceu. Então, viva e seja feliz da sua maneira. Nosso tempo aqui é pouco, por isso, gaste-o sendo feliz, não se importando com o que as pessoas irão dizer.”
 

NA LEMBRANÇA
Há exatos 31 anos, o Brasil perdia um de seus grandes escritores. Em 17 de agosto de 1987, morria Carlos Drummond de Andrade, mineiro de Itabira de Mato Dentro, onde nasceu, em 31 de outubro de 1902. O poeta, professor, jornalista e cronista, que publicou seu primeiro livro em 1930, encantou gerações com seu texto perfeito e suas frases, que faziam jovens e adultos pensarem. Aí vai uma delas: "Amar se aprende amando".