fernandosoares_19-04-2018

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

Os médicos, Thiago Domingos e a esposa, dermatologista, Isabela Domingos

 

Tatiana e o empresário Francisco Avezani

 

O médico Alexandre Bonfim e a esposa, turismóloga, Ana Lúcia

 

O médico Ari Miotto e a esposa, advogada, Daniela Miotto

 

O empresário da Comercial Tucano, Adilson, e a esposa, Flávia Foizer

 

O arquiteto Paulo Hernandes e a esposa, Silvana

 

O universitário Alexandre Penteado e a namorada, Ana Eliza Dibo

 

PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS
 É do deputado federal Dagoberto Nogueira o projeto que cria áreas de livre comércio em Ponta Porã e Corumbá, aprovado esta semana na Câmara dos Deputados. O projeto traz isenções fiscais para a instalação e operação de indústrias e empresas, nestes dois municípios, e fomentará o desenvolvimento econômico e a geração de empregos. Agora, o Projeto será analisado no Senado, antes de seguir para sanção presidencial.

 

SOZINHO, NUNCA!
O que se comenta à boca pequena nos gabinetes congressuais de Brasília, é que Aécio Neves não tem disposição para virar boi de piranha e já havia feito esse alerta aos próximos, ainda no início dos burburinhos da Lava Jato. De público, ele e os seus advogados sustentam com ênfase a versão da inocência e da ingenuidade, ao pedir empréstimo a Joesley Batista. Contudo, no reservado, vigora aquele mantra do “se eu for, levo junto”.
 

GUINADA
Grande parte dos eleitores de esquerda ainda não digeriram a guinada brutal do ex-ministro Aldo Rabelo, que era peça histórica e referencial no PCdoB, e agora se lança pré-candidato à presidência da Republica pelo Solidariedade, de centro-direita e liderado por Paulinho Pereira, aquele mesmo da Força Sindical, conhecido como Paulinho Fura-Greves. Dizem que Rebelo começou a dançar a canção neoliberal quando brigou para ser – e foi – relator do novo Código Florestal, mandando um texto celebrado até hoje pelos ruralistas.
 

OFENSIVA
O PDT e o seu pré-candidato Odilon de Oliveira entram com tudo em cena, para não deixarem dúvida alguma sobre o objetivo de fazer do juiz federal aposentado o próximo governador de Mato Grosso do Sul. O “bruxo” Leite Schimidt anda misturando o caldo das poções que vitaminam o projeto. Um caldo que, no entender do “mago de Coxim”, adversários já identificados tentam entornar.
 

CASA MARILU
A Casa de Arte e Cultura (CAC) fará, na próxima semana, duas noites da série “Rodas de Conversas”. A consagrada poetisa e escritora Raquel Naveira, no centro da roda, vai viajar pelas estradas literárias de Hilda Hilst, na quinta-feira, 26, e Clarice Lispector, na sexta, 27, a partir das 19h. O CAC, uma bem-vinda, criativa e necessária iniciativa da jornalista e ativista cultural Marilu Guimarães, fica na Rua das Garças, 1343. Participarão diversos representantes da intelectualidade guaicuru, entre os quais o jornalista e poeta Edson Moraes.
 

TELAS
Marcada para 24 de abril, às 19h, a vernissage do internacional Edson Castro, que vai movimentar a plateia de elite da cultura na inauguração da galeria de artes do novo endereço do Sesc Cultural. Edson Castro, um corumbaense que mora em Paris, desde 2009, está inscrito entre os principais nomes que representam as artes plásticas no Brasil e no exterior.
 

VOLTA POR CIMA
De 15º para 18º na produção brasileira de leite, Mato Grosso do Sul reage, quer recuperar a posição e subir mais. No leme dessa confiança está o Núcleo dos Criadores de Girolando, presidido pelo pecuarista Marcelo Renck Real. Nesta 80ª Expogrande, o sábado, 14, sinalizou positivamente: no IV Leilão Girolando Top Leite MS, fêmeas dos 50 lotes disponíveis foram arrematadas por até R$ 15,6 mil, a cabeça.
 

VOLTA POR CIMA (II)
O Leilão Girolando trouxe belíssimos exemplares da excelência genética das crias produzidas no Estado, que conta mais de 65 mil famílias na atividade leiteira. Um dos lotes com melhores lances foi o da Girolando Fazenda, de Ronan Salgueiro, dono da especialíssima fêmea Pajoara Shotler FIV. Nessa batida se justifica o otimismo de Marcelo Renck Real.

 

LÓGICA INCÔMODA
Os críticos de Lula ficaram sem argumentos depois de condenarem o que chamam de “invasão” do triplex do Guarujá, por membros de movimentos sociais. É que existe uma lógica jurídica e política no ato: se o apartamento foi dado a Lula, como sustentaram seus julgadores, para condená-lo à prisão, então não houve invasão. O próprio ex-presidente, em sua defesa, afirmava não ter recebido propina alguma e, ironizando, dizia que, se de fato fosse de sua propriedade, poderia ser ocupado por quem tivesse interesse. Os invasores ou ocupantes já deixaram o local, mas ficou a pergunta: o tríplex é de Lula ou não é? Sérgio Moro com a resposta.
 

DIA DO ÍNDIO
 Hoje é Dia do Índio, nossos primeiro irmão. Apesar de não termos muito o que comemorar, pois suas conquistas e direitos ainda são poucos, com amor e carinho devemos voltar nossos pensamentos a eles. Quanta saudade ainda guardo dos tempos em que, repórter do Jornal de Brasília, fazendo também matérias para a Geográfica Universal, convivia muito de perto com eles, no Alto Xingu. Só Deus e minha própria vida sabem o quanto eles me ensinaram. Saudades das tribos, dos banhos nos rios, dos cantos dos pássaros, dos rituais, das festas, dos pagés, dos mistérios, dos perigos da floresta, das lendas e dos amigos que por lá ficaram... Eternamente no meu coração.

 

PENSAMENTO DO DIA
Quem não sabe o que busca... não se conforma com o que encontra!!!
 

NA LEMBRANÇA
Em 19 de abril de 1883, em São Borja (RS), nascia Getúlio Dornelles Vargas, o mais importante político brasileiro da primeira metade do século passado. Militar de formação, foi presidente do Brasil duas vezes. Na primeira, de 1930 a 1945, ao depor Washington Luís – de quem fora ministro da Fazenda – comandando uma ditadura. A segunda, eleito pelo voto, a partir de 1951, terminou com seu suicídio, em 24 de agosto de 1954. Criador das leis trabalhistas e da Petrobras, entre outras ações, sua contribuição para o desenvolvimento do País é inegável. É dele a frase de hoje. "Nos períodos de exaltação e de luta não é raro vermos a democracia matando em nome da liberdade e a fé religiosa, trucidando em nome de Deus".