fernandosoares_30-03-2018

Edições anteriores

80 ANOS DA EXPOGRANDE

 

 

Fotos: Gabriel Santos

Toda repaginada, a maior feira agropecuária de Mato Grosso do Sul está digna de aplausos nesses seus 80 anos de tradição. Na solenidade de abertura, na noite de quinta-feira, mais de 30 mil pessoas compareceram para ver de perto shows e conhecer o trabalho do homem do campo. Os elogios para o presidente da entidade, Jonatam Barbosa, são inúmeros e, na avaliação do governador Reinaldo Azambuja, “É do campo que vem a força que gera o agronegócio para o País sair da maior crise de sua história”, ao dizer que nossa economia está voltando a crescer, e isso é resultado do esforço de muitos. “Tivemos um PIB brasileiro, num período da maior derrocada da economia brasileira, com crescimento de 1%. Graças a que? Ao agronegócio, e isso também mostra a força desse setor”, afirmou Reinaldo. Em comemoração à 80ª edição da Expogrande, a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), homenageou um dos ex-presidentes, Acelino Roberto Ferreira, o “Seu Uru”. Um dos pioneiros na criação de gado de corte em Sidrolândia, presidindo a Acrissul, de 1977 a 1979. Em parceria com os Correios, a Associação lançou o selo comemorativo dos 80 anos da Exposição, com a foto de Acelino, que morreu no dia 8 de janeiro deste ano. As homenagens na abertura da maior feira agropecuária do Estado foram prestadas aos seus familiares, presentes no evento. No discurso de abertura, o presidente

 

A deputada federal Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias e o ministro da Casa Civil, Carlos Marum

 

O atuante prefeito da Capital, Marquinhos Trad, e a esposa, advogada Tatiana Trad

 

A médica Adriana e o engenheiro Marcelo Migliolli

 

O pecuarista João Firmino e o presidente da Famasul, Maurício Saito

 

Os empresários, Eduardo Maluf, que organiza os shows da Expogrande, e Noberto Soares, da Rotelli-Ambev

 

O presidente da Acrissul, Jonatam Barbosa, e o governador Reinaldo Azambuja

 

da Acrissul, Jonatam Barbosa, também enfatizou a importância para a pecuária nacional a homologação do Brasil como livre da febre aftosa com vacinação. Já o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marum, falou também da participação importante do agronegócio na recuperação da economia brasileira. A Expogrande prossegue até o próximo dia 22 de abril. Além de eventos técnicos, os visitantes têm à disposição as áreas de gastronomia, diversão para as crianças e shows todas as noites. Confira alguns flashes...

 

A primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja, e a viúva do homenageado Acelino Roberto Ferreira, o “Seu Uru”, Dalva Ferreira

 

As filhas do saudoso Acelino Ferreira, o “Seu Uru”, Celina, Valda e Vânia Ferreira

 

O deputado Felipe Orro e Jonatam Barbosa Jr

 

A viúva do “Seu Uru”, Dalva Ferreira, e a pecuarista Lecy Coelho Barbosa

 

O secretário de Governo, Eduardo Riedel, e o superintendente do Banco do Brasil, em MS, Gláucio Fernandes

 

 

 

MANOBRAS
 Em maio próximo, cerca de 130 soldados do Exército Brasileiro farão de Ribas do Rio Pardo o teatro de operações em um treinamento logístico da Arma. Instrutores da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Rio de Janeiro (Esao) estiveram na cidade, recentemente, para explicar a Paulo Molina, coordenador de Comunicação da Prefeitura, como será feito o exercício. A escolha do local se deve ao fato de Ribas do Rio Pardo estar situada no perímetro de transporte de Campo Grande, base do 9º Grupamento Logístico do Exército.


CONFISSÃO
Denunciado pelo MPE por crime de improbidade, ao contratar um escritório de advocacia sem licitação, o prefeito de Figueirão, Rogério Rosalim (PSDB), emendou pior que o soneto ao tentar uma justificativa. Disse que se abrisse concorrência centenas de advogados se inscreveriam e ele não quis correr o risco de ter que contratar um profissional que não conhecesse a região. Mais sacal, impossível.
 

SHOWZAÇO!
Tem gente em Campo Grande reservando ingresso ou ajustando a agenda para não perder um dos cinco shows que Philippe Pages fará no Brasil. Por esse nome, quase ninguém o conhece. Mas se falar seu nome artístico, aí a coisa muda de figura: trata-se de Richard Clayderman, um dos maiores músicos que o mundo já conheceu. Sua turnê no Brasil celebra 40 anos de carreira, com seu piano em mais de mil gravações e mais de 2.500 apresentações nos cinco continentes. A abertura está marcada para a próxima quinta-feira, 12, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
 

INVASÃO
E põe constrangimento nisso: o Facebook revelou a violação de 87 milhões de perfis em seu banco de dados na rede. Desses, 443,1 mil são de internautas brasileiros, que fazem do País um dos 10 que sofreram esta flagrante invasão de privacidade. Em primeiro lugar, obviamente, os EUA, com 70,6 milhões, seguidos pelas Filipinas, com quase 1,2 milhão.
 

ROTINA DA INCLUSÃO
 Tatiana Trad acelera os preparativos de mais uma Feijoada do FAC (Fundo de Apoio à Comunidade), em maio, mês em que será dada a largada de mais uma necessária Campanha do Agasalho. A primeira-dama de Campo Grande está bastante otimista com os resultados da iniciativa, apostando que este ano será ainda melhor que o anterior.

 

MAIS UMA
Só para registrar: a coluna acertou mais uma com a revoada no PR, quando no ano passado “cantou” o desconforto do deputado estadual José Carlos Barbosinha e do ex-prefeito douradense e ex-vice-governador Murilo Zauith, no PSB. Não era nada a ver com Ricardo Ayache, que também desfiliou-se da legenda. Eram contextos pessoais.
 

DESCARTE
O meio ambiente em Campo Grande agradece e aplaude o prefeito Marquinhos Trad (PSD) pela atenção que vem dando a um problema cada vez mais preocupante: o descarte de resíduos sólidos. Trata-se de uma prática recorrente em todas as regiões da cidade e envolvendo todas as classes sociais, culturais e econômicas. Jogam de tudo e de qualquer jeito em qualquer lugar, de sacos plásticos e garrafas de vidro, a utensílios de cozinha, eletrodomésticos, entulhos de construção, baterias, produtos químicos, troncos de árvore e por aí afora.
 

DESCARTE (II)
Para conscientizar as pessoas e ajudá-las a praticar a ação adequada, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana, da Guarda Civil e da Agência de Transporte e Trânsito (Agetrat), vem fazendo batidas nos bairros e multando os transgressores. A cidade já dispõe do primeiro Ecoponto, o Paraná, que fica na Rua Sagarana com a Avenida Professor José Barbosa Hugo Rodrigues, com funcionamento de segunda a sábado. O ecoponto é o local preparado exatamente para guardar e dar as destinações corretas aos resíduos sólidos.

 

SORTUDA
Após estrelar um dos términos mais chocantes do cenário amoroso de Hollywood, tudo indica que o galã Brad Pitt já deu start à vida pós-Angelina. Presenciado vez ou outra na companhia de possíveis “namoradinhas" - dentre elas, a atriz e it-girl britânica Sienna Miller - nenhuma chamou a atenção da mídia - ou do ator - até agora. De acordo com o burburinho que já circula o globo, a sortuda é Neri Oxman, arquiteta israelense que ensina artes e ciências da mídia na faculdade americana MIT. Nenhuma das partes confirmou o affair.
 

NA LEMBRANÇA
Pablo Picasso era um gênio de muitos nomes. Nascido em 25 de outubro de 1881, na cidade de Málaga, na Espanha, ele foi batizado com o quilométrico nome de Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Crispin Crispiniano de la Santissima Trinidad Ruiz Blasco Picasso y Lopez. Há exatos 45 anos, ele morria no interior da França, deixando uma extensa obra de pinturas inesquecíveis, com destaque para Guernica, e esta frase típica dos grandes gênios: "Procurar não significa nada. O importante é achar".