fernandosoares_27-09-2017

Edições anteriores

O HORÁRIO FICA
Apesar de todo o burburinho sobre cancelar ou não o horário de verão, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, confirmou na segunda-feira que a decisão será mantida em 2017! Com isso, os relógios devem ser adiantados em 1h, a partir do dia 15 de outubro no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Mesmo porque, apesar de ser um valor pequeno de economia, na atual crise econômica, qualquer valor é bom.
 

VELHO MUNDO
Antenadíssima, Míriam Duailibi dedica-se tanto ao ativismo humanitário e pela sustentabilidade, que cedeu à necessidade do descanso. E foi curtir as férias na Europa, com escala caprichada em Londres. Ela adora o ar londrino.
 

SALVO PELO SURSIS
Saiu a primeira condenação de João Amorim, dono da empreiteira Proteco. João, que foi preso em flagrante em sua residência durante Operação Lama Asfáltica da Polícia Federal, de posse de um revolver 38, foi condenado a 1 ano de prisão. Por ser réu primário, e a pena ser inferior a 2 anos, prestará serviços à comunidade. João tem dezenas de processos em andamento, onde é acusado pelo MPF de comandar esquema de desvio de recursos federais em obras realizadas com recursos federais, e também de lavar dinheiro em outras atividades.

 

NEM TANTO...
Maria Dulce Martins reservou um tempo em seu giro por São Paulo para assistir ao espetáculo “Cantando na Chuva”, com Cláudia Raia, no Teatro Santander. Além de ser uma das fãs do filme imortalizado por Gene Kelly, a descolada campo-grandense foi conferir se a versão brasileira do musical merece mesmo a enorme reverência da mídia. Gostou, mas não muito. Aliás, revelou-se um tanto decepcionada.
 

É GUERRA?
Na segunda-feira, Ri Yong Ho, ministro de relações exteriores da Coreia do Norte, afirmou que Donald Trump declarou guerra ao país. Na última semana, o presidente dos Estados Unidos disse, em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, que se a potência asiática não recuasse sua postura nuclear, os EUA seriam forçados a “destruí-los totalmente”. Diante disso, Pyongyang se reserva o direito de tomar medidas. Será que estamos caminhando para uma 3ª guerra mundial?
 

INTELECTOS
Em sua rápida passagem por Campo Grande, o cartunista e escultor Ique fez uma visita à Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, acompanhado de Athayde Nery Jr, secretário estadual de Cultura e Cidadania. Foram recebidos pelo presidente da ASL, Reginaldo Alves de Araújo, com quem Ique trocou livros autorais.
 

IDENTIDADE
Já foi aprovada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público a proposta tornando inadimplentes os municípios que não exigirem o ensino de História e de Cultura Afro-Brasileira nos ensinos médio e fundamental. A medida, é bom frisar, está prevista no PL 2444/15, da Comissão Parlamentar de Inquérito da Violência Contra Jovens Negros e Pobres.
 

DISPUTA FEROZ
Para disputar apenas 20 vagas, nada menos que 22.814 pessoas vão fazer o concurso público de provas e títulos do Judiciário de Mato Grosso do Sul. As provas acontecerão em 29 de outubro. O maior número de inscritos (10.679) pretende os cargos de analista judiciário, para bacharéis em Direito.
 

PÓDIUM
A presidente da Federação de Atletismo, Valéria Cristina, muito feliz – e sobra razão – com o desempenho de Mato Grosso do Sul no Troféu Centro-Oeste Caixa de Atletismo Sub-16, realizado em Belo Horizonte (MG). Foram duas medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze. Entre os destaques, Bruna Vieira de Jesus bateu o recorde do lançamento de dardo, ao fazer a marca de 43,24m e levar o ouro. O outro ouro foi de Rafael S. Nascimento, no salto triplo.
 

TEM VAGA, AINDA
O Brasil tem 5.570 municípios. Em cerca de 10% deles (557), aproximadamente 80% dos trabalhadores pertencem às folhas de pagamento do poder público. A proporção é mantida em estados como Mato Grosso do Sul, com muitas cidades pequenas em regiões que não possuem diversidade econômica e nem opções variadas de emprego, o que faz das prefeituras a grande esperança de um lugar ao sol.
 

MAIS SUSTO
Ronaldo Sandim, o Katatal, voltou a ser internado com suspeita de ter sofrido um segundo AVC. Agora recupera-se com intensos cuidados médicos e as visitas de amigos, admiradores e até desafetos em posições políticas disputadas nas redes sociais.
 

BRASIL-EUROPA
Os apaixonados por viagens têm motivos para comemorar! A Air France lançou oficialmente, nesta segunda-feira, a Joon, uma nova companhia aérea de baixo custo. A partir de 1º de dezembro, quatro destinos da Europa já estarão funcionando: Barcelona, Berlim, Lisboa e Porto, com conexão em Fortaleza. O público alvo são os chamados millennials (geração Y ou a geração do milênio ou, ainda, a geração internet), e as tarifas individuais para cidades europeias devem partir de 39 euros e, para o Brasil, devem variar entre 249 e 299 euros.

 

Fotos: Gabriel Santos

O deputado federal Tarcísio Perond e o grande amigo de salão verde na Câmara dos Deputados, Valter Pereira

 

A felicidade do jornalista Dante Filho com o senador Waldemir Moka, antes do susto que tivemos na semana passada, quando o senador foi submetido a uma (angiosplatia) para colocação de 4 'stents' nas artérias do coração. Moka, depois do susto, já voltou a sorrir

 

Helena Quintas e Bernadette Nascimento

 

O deputado estadual Felipe Orro e o empresário Sinval Martins

 

O empresário Nelson Nachif e o presidente da Assembleia legislativa de MS, Júnior Mochi

 

O secretário de Saúde da Capital, Marcelo Vilela, e o secretário de Finanças da Capital, Pedro Pedrossian Neto

 

Os gerentes do Banco do Brasil, Thiago Serpa e Marcelo Uemura

 

Os professores, Dayane Mello e Lucílio Nobre