fernandosoares_18-09-2017

Edições anteriores

MEU MATO GROSSO DO SUL,

HÁ 40 ANOS NO CORAÇÃO DO BRASIL

 

 

Fotos: Gabriel Santos

Para mostrar que Mato Grosso do Sul é um Estado de oportunidades, o governador Reinaldo Azambuja recebeu no Palácio Popular da Cultura, na noite de quinta-feira, prefeitos, empresários e boa parte da população para apresentar a nova música “Coração do Brasil”, que o cantor Almir Sater escreveu junto com Paulinho Simões, como um grande presente ao Estado, que completará 40 anos no próximo dia 11 de outubro. O evento teve cenário produzido desde a entrada do centro de convenções Rubens Gil de Camilo, retratando um pouco das manifestações culturais e da mistura de raças que traduzem a identidade regional do nosso Estado, como o Ford Landau 1978, que serviu ao ex-governador Harry Amorim Costa, e representantes de várias etnias latinas e indígenas, além da estátua do poeta Manoel de Barros. Antes da apresentação da música, o governador Reinaldo Azambuja fez questão de mostrar o quanto Mato Grosso do Sul, nesses quase 40 anos, evoluiu, apresentando dados que colocam nosso Estado com o 3º maior PIB do País e que, pelos dados do IBGE, foi o Estado que teve o maior crescimento da agropecuária dos últimos anos. Para o governador, em conversa com vários jornalistas que produziram documentários sobre os 40 anos do Estado, nos 79 municípios, a maior afirmativa dos profissionais de imprensa era como as pessoas têm orgulho de morar em nosso Estado. Para o cantor Almir Sater: “Nosso Estado é especial, e acho que é realmente um grande coração, onde acolhe todas as pessoas.

 

A vice-governadora Rose Modesto e o coordenador de mídia do governo do Estado, Édio Rezende

 

O advogado João Henrique e o avô, ex-governador Marcelo Miranda

 

O secretário de Cultura, Athayde Nery, e a esposa, Tânia

 

Almir Sater emocionou os presentes ao apresentar a nova música "Coração Brasil"

 

O prefeito de Anastácio, Nildo Alves, e a esposa, Cássia Albres Alves

 

No Palácio, várias manifestações culturais e uma bela exposição de artes dos principais artistas plásticos do Estado

 

O prefeito de Naviraí, Izauri Macedo, e a esposa, Mariony

 

A felicidade da primeira-dama do Estado, Fátima, e do governador Reinaldo Azambuja, em fazer parte dos 40 anos de MS

 

 

Sinto-me gratificado por presentear um Estado que me trata tão bem, com uma música que veio pronta, pra gente que é daqui, que gosta daqui e esperamos que continuem a preservar nossa natureza para as futuras gerações.” A noite terminou com um belo show do cantor Almir Sater e Banda, que deverá percorrer outros 8 municípios, apresentando a nova canção, além das comidas típicas do Estado, como sopa paraguaia e chipa e muita água mineral para dispersar o calor. Confira alguns flashes...

 

O secretário de administração, Carlos Assis, e o presidente da Assembleia Legislativa de MS, Júnior Mochi

 

O secretário de Fazenda, Márcio, e a esposa, Deise Monteiro

 

Rafael com os pais, Mônica, e o secretário de Governo e Gestão, Eduardo Riedel

 

O prefeito de Chapadão do Sul, João Krug, e a esposa, Maria das Dores

 

O reitor da UFMS, Marcelo Turine, e o deputado David dos Santos

 

Na recepção aos convidados, a primeira-dama Fátima e o governador Reinaldo Azambuja, são saudados com o tradicional Tereré e ao som de músicas regionais

 

Os empresários, Elizete e Luís Carlos Feitosa

     

CENSURA
E a marcha do retrocesso continua célere em terras guaicurus. Enquanto três deputados estaduais prestavam a queixa que resultou na apreensão de quadros de uma exposição artística no Museu de Arte Contemporânea (Marco), em Campo Grande, os douradenses comentavam, perplexos, a multa aplicada pela Prefeitura ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinted). Aplicada como penalidade a uma paralisação dos professores, a multa, de valor progressivo, até sexta-feira havia atingido a casa de R$ 610 mil. Daqui a pouco, pensar vai ser proibido.
 

GISELE É ROCK
A abertura do Rock in Rio na sexta-feira foi demais, mesmo sem a presença da cantora americana Lady Gaga, que cancelou sua participação no festival alegando sofrer de fibromialgia, uma doença crônica que causa muitas dores e fraqueza muscular. Uma das atrações da noite da abertura era a top Gisele Bündchen, que entrou no palco segurando uma bandeira do Amazonia Live, projeto social do evento. Ao tocar dos sinos, que avisava quando o festival começava, aviões da Esquadrilha da Fumaça fizeram uma apresentação lançando fumaça colorida sobre a Cidade do Rock. Entre verde, amarelo e vermelho, entrou Gisele, diva, no palco mundo, levando o público ao delírio. Depois, o megashow da banda Maroon 5, que substituiu Lady Gaga.
 

BOQUIRROTICES
Figura carimbada nos meandros escuros dos bastidores políticos, conhecida por falar demais, em alto e bom som, ignora que a cada dia diminui o número de pessoas dispostas a fazer parte de suas rodas e conversas, porque fala demais e não calibra a altura da voz. Fala como quem quer fazer propaganda de seus feitos e desfeitos, vangloria-se de saber tudo sobre todos. Sabe, nada. E daqui a pouco estará cantando aquela música de Chitãozinho & Xororó: Eu agora estou falando às paredes...
 

SABE DAS COISAS
“Não se deve fazer política criminal em face da Constituição, mas com amparo nela. Não se pode interpretar dispositivos constitucionais taxativos da maneira que se entende mais adequada ao momento político”. Sabe quem lapidou esta oportuna pérola? Ninguém menos que Ricardo Lewandowski, ministro do Supremo Tribunal Federal. O Brasil de hoje precisa ler.

 

VALORIZAÇÃO
Digam o que disserem, mas uma coisa não pode ser desconsiderada: os artistas e a arte que o Estado produz estão ganhando uma nova dimensão, interna e externamente. Vejam aí a Noite Nacional da Poesia, em sua 29ª edição, trazendo uma Viviane Mosé e homenageando Ferreira Gular. A Feira Literária de Bonito vai reverenciar ninguém menos que Maria da Glória Sá Rosa. E ainda tem gente encrencando com os magníficos trabalhos do Ique, na escultura do Manoel de Barros, e da canção “Coração do Brasil”, que o Almir Sater cantou para o lançamento dos eventos organizados pelo governo estadual para festejar os 40 anos de Mato Grosso do Sul.

 

A GALOPE
Bem acolhida a manifestação de Franco Magnus da Rocha, que em nome da Federação de Hipismo (FSM) foi à Assembleia Legislativa pedir apoio para a promoção do esporte, que também possui propriedades terapêuticas de recuperação. Embora não seja tão difundido e conte com somente quatro clubes oficiais em funcionamento, o hipismo guaicuru já vem alcançando bons resultados em competições nacionais.

 

DEBANDADA
Segundo quem sai, mais de 300 pessoas se desfiliam este mês do PT. Alguns estão sendo vistos em escritórios de lideranças de outros partidos, parte deles na conta de ex-adversários. A ex-vereadora Thaís Helena, por exemplo, conversa bem com a vice-governadora Rose Modesto e até com o ex-governador André Puccinelli. Quem protagoniza a revoada é, em geral, o grupo ligado ao ex-deputado Antonio Carlos Biffi e ao ex-senador Delcídio do Amaral. Consta que, além do PMDB de Puccinelli, o PSB de Ricardo Ayache, o PDT de Dagoberto Nogueira, o PTB de Nelsinho Trad e até o PSDB de Reinaldo Azambuja andam assediando os ex-petistas.
 

VIOLÊNCIA
A morte do coronel da reserva da PM, Manoel Pedro Neto, assassinado a tiros por assaltantes em Sena Madureira, no Acre, consternou policiais militares e o grande número de amigos que colecionou em Campo Grande. Ele reagiu e ainda conseguiu segurar a arma de um dos assaltantes.
 

REFLETIR E COBRAR
A professora Terezinha Bazé de Lima se acumula de revolta contra o tratamento de quinta categoria que, em geral, os governos vêm dispensando aos educadores. Para dar exemplo, cita dados da Agência Nacional de Alfabetização sobre o processo de avaliação no Programa PNAIC. O Centro-Oeste está em terceiro lugar no ranking de dificuldades da criança em leitura escrita e matemática. O índice: 52%. Baixíssimo.
 

ELE ESTÁ CHEGANDO
Abominado por uns e amado por outros, o famigerado horário de verão está chegando e já tem data marcada. Com início à 00h do dia 15 de outubro, ele vai durar até as 23h59 do dia 17 de fevereiro, trazendo mais horas de sol para as tardes da maior parte dos estados brasileiros. E aí, quem é a favor e quem é contra ter que adiantar e atrasar os relógios anualmente?
 

QUASE DE GRAÇA
Amanhã, terça-feira, é comemorado o Dia da Felicidade, na Chiquinho Sorvetes. O que isso quer dizer? Que durante todo o dia, as casquinhas tradicionais custarão apenas R$ 1 em todas as franquias da rede. Em Campo Grande, existem três lojas: uma no Shopping Norte Sul Plaza, outra na Afonso Pena, 2542 e uma na 14 de Julho, 2105. Ao todo, a Chiquinho Sorvetes tem franquia em 17 municípios de MS. Já é o terceiro ano que a empresa realiza a ação para comemorar o Dia do Sorvete, que acontece, anualmente, dia 23 de setembro. Marque na agenda!