fernandosoares_05-06-2017

Edições anteriores

MAIS FLASHES DA FESTA DA ABREC-MS

 

 

Fotos: Gabriel Santos

A médica Lilian e o marido, administrador, Marcos Pereira

 

A médica Carol Arroyo e o advogado Thomaz Leite

 

A empresária Ede Canze com o médico Miguel Duailibi e a esposa, advogada Raquel Canze Duailibi

 

A empresária Daniela Arroyo Vargas e o marido, Márcio Vargas

 

A médica Ana Carolina e o advogado Daniel Ribas

 

A nutricionista Franciele Moura e o veterinário Rodrigo Fialho

 

Celínia e o marido, empresário Geraldo Maiolino

 

A presidente de honra da Abrec, médica Cidinha Arroyo, e o diretor da Assembleia Legislativa, Jericó Matos

 

A delegada de Polícia Civil, Roseli Molina, e Maritza Cogo

 

A advogada Marli Brandão e Helena Bacchi

 

 

 

VAI LONGE, AINDA
Os finalmente do processo da Coffe Break estão longe de um desfecho final. Esta semana, o desembargador Júlio Siqueira mandou desmembrar o processo em duas partes. Dos 24 denunciados, somente o deputado Paulo Siufi tem foro privilegiado e seu processo permanece no Órgão Especial do tribunal. Os demais 23 denunciados nos crimes de corrupção passiva, ativa e associação criminosa em um suposto esquema de “compra e venda de votos dos vereadores” para cassação do ex-prefeito Alcides Bernal (PP), retornam para um juiz de 1º grau.
 

GEOGRAFIA
Em entrevista ao programa Mirian Leitão, na Globo News, o novo ministro da Justiça, Torquato Jardim, falando sobre a questão indígena, citou conflitos em Dourados como sendo Mato Grosso. Eita, ministro!...
 

ENTENDI
O governo do Estado tem anunciado que não dará o reajuste aos servidores, em razão da queda na receita. A principal queixa sempre foi justamente a diminuição dos tributos pagos pela Petrobras sobre o gás. Desde 2015, a perda é estimada em quase R$ 1 bilhão e há meses a administração estadual tenta uma solução com a empresa estatal, sem sucesso. O mês do reajuste do salário das categorias é maio e o governador não ficará preso ao maio, ou seja, assim que houver condições financeiras, o reajuste será concedido, tem dito o secretário de Administração, Carlos Assis.
 

CAMINHOS
Nem tudo é crise. É o que se pode inferir da quilométrica fila de carretas na BR-267, transportando as cargas para o terminal portuário de Porto Murtinho. É o corredor multimodal, enfim, ganhando corpo. Rodovia e hidrovia hoje, em breve a ferrovia. Um velho sonho, resgatado – faça-se justiça – no governo de Zeca do PT e nas incessantes cruzadas reivindicatórias de seu irmão, o ex-prefeito murtinhense Heitor Miranda dos Santos. Nos últimos 20 anos, poucos dirigentes e lideranças se atreveram a apostar na viabilidade da Rota Bioceânica, cuja raiz está na utilização dos modais disponíveis para a ligação entre o Brasil e a saída para o Pacífico.
 

EM BRASÍLIA
A posse da nova diretoria da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) movimentou o nobre circuito das autoridades em Brasília, no dia 31 de maio. A entidade tem na presidência para o biênio 2017-2019 o juiz Guilherme Guimarães Feliciano. Sua vice-presidente é a juíza Noêmia Garcia Porto, da 10ª Região, no Distrito Federal. Ela foi prestigiada no ato de posse pelo pai, Edir Porto, ex-assessor parlamentar do deputado Waldir Neves, hoje presidente do Tribunal de Contas. Faceiro, Edir levou à solenidade, no Clube Naval, as belíssimas netas, Ana Paula e Hannah.
 

PERDA
Operadores do turismo, amantes da natureza, profissionais das imagens e, no geral, incontáveis amigos e admiradores choram, ainda, por Mário Hada. Na quarta-feira, 31, ele deixou o plano terreno. Ficou seu legado de excepcional ser humano e um dos mais sensíveis e talentosos nomes da fotografia brasileira, notadamente pela inestimável contribuição com registros de personagens e cenários exuberantes de Mato Grosso do Sul.
 

ESTANTES
Fadado ao sucesso, o livro “Satilírico”, de Emannuel Marinho, arrebatou os elogios do público que foi ao lançamento da obra, na Morada dos Baís, por ocasião do Café Literário do Sesc. O poeta, um dos mais importantes e respeitados do País, foi saudado por aplausos calorosos e emocionados ao declamar alguns de seus poemas.

 

Na foto, Ana e o pai, João Leite Schimidt

 

ÚNICO
Com tantos escândalos de corrupção no País, vez ou outra, temos de reconhecer aqueles que sempre trilharam pela honestidade, não é mesmo? Se existe um homem que é citado como exemplo de vida nas rodas sociais que frequento é o querido advogado e presidente de honra do PDT, João Leite Schimidt. Ontem, ele completou 81 anos com uma história de vida que serve de exemplo para essa nova geração, em razão dos adjetivos a ele atribuídos. Homem fantástico, leal, confiável, sério e cujas decisões tomadas são pensadas e, estrategicamente, nunca falham. Foi deputado Estadual, Federal, secretário de Fazenda e conselheiro do Tribunal de Contas, sem nunca ter manchado nosso Estado, sempre com conduta ilibada, a favor da cidadania, da igualdade de gêneros e da conscientização do voto. Como diz, o querido empresário Jamil Name: "Schimidt fez um trabalho em MS que deixa saudades até hoje, digno de reconhecimento nacional". Ao mestre dos mestres, as nossas homenagens.

 

MÃOS TALENTOSAS
Estão escolhidos os representantes guaicurus para a Feira Internacional de Negócios do Artesanato de Olinda, a Fenearte, uma das maiores do gênero na América Latina. Será de 6 a 16 de julho próximo, no centro de Convenções de Olinda (PE). Na categoria individual estão classificados, pela ordem, Cleber Ferreira de Brito, Indiana A. Marques de Araújo, Ana Vitorino S. Leodério e Cláudia Cristina B. V. Castelão. As entidades do setor classificadas são a Associação dos Produtores de Artesanato e Artistas Populares (Proart MS), União Estadual dos Artesãos (Uneart), Associação de Microempreendedor Individual (AME) e Sindicato dos Artesãos (Sinart).
 

MAIS MORTES
É de perguntar-se o que pretendem ou esperam os articuladores e defensores do Projeto de Lei 3722, que revoga o Estatuto do Desarmamento e abre uma enorme brecha para que a população civil possa adquirir armas de fogo. Na verdade, é um estímulo que a Frente Parlamentar Armas Pela Vida, lançada no Congresso Nacional esta semana, vem dar ao conceito de responder à violência com a violência. O autor do projeto é o deputado federal Peninha Mendonça (PMDB-SC).
 

MAIS MORTES II
Durante sessão da Assembleia Legislativa, terça-feira, um debate dos mais acirrados no plenário envolveu parte da plateia que foi ao recinto para manifestar apoio ao procurador de Justiça, Sérgio Harfouche, cujo projeto estava sendo contestado pelo petista Pedro Kemp. Em meio a vaias e palavras ofensivas dirigidas ao deputado, os seguranças foram alertados que um dos manifestantes estava armado de revólver. E conseguiram desarmá-lo, antes que fizesse uma besteira, tão besta quanto a iniciativa da tal Frente Parlamentar Armas Pela Vida.
 

À MINEIRA
E assim, devagar e sempre, sem estardalhaço, pelas beiradas, que o nome de Ricardo Ayache vem ganhando amplitude e musculatura para chegar em 2018 entre as alternativas de maior densidade para disputas eleitorais majoritárias. As pesquisas começam a revelar essa tendência.