fernandosoares_24-07-2017

Edições anteriores

MOMENTO EXPOBEL 2017

 

 

Fotos: Gabriel Santos

Rosângela e o presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, João Vitor Pasqualoto

 

O pecuarista Ilodimar Piccinim e o empresário de Cuiabá, Antônio Bruno

 

O vereador de Bela Vista, Marcos Lima, e o empresário Jamilson Name

 

Fernando Rabelo, Carlinhos Guaritá e Rafael Azambuja

 

O veterinário Eduardo Pacheco e Afonsinho Pinheiro

 

O comerciante em Bela Vista, Renato Serena, e a esposa, Vitória

 

Os pecuaristas, Renato Marques e Marcos Espindola

 

O pecuarista em São Paulo, Marcelo George, e o empresário Jamil Name

 

 

 

DESCANSO
Em razão das férias de julho de boa parte dos campo-grandenses, o titular da coluna aproveita a deixa e retorna com a coluna diária, no próximo dia 10 de agosto. Já que aos domingos, a coluna A Crítica, não será interrompida.

 

TENDÊNCIAS PARA NOIVAS
Noivas da cidade, marquem na agenda. Entre os dias 17 e 19 de agosto, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, o Noiva Fashion recebe grandes nomes do mercado de festas e casamentos. O evento contará com a presença do empresário Eduardo Carvalho, da Cia Sinfônica de Cuiabá, hoje referência em estrutura para casamentos e festas. Para a melhor frase sobre o evento, o Noiva Fashion 2017 presenteará um casal sortudo com uma lua de mel, com tudo pago, para Maceió.
 

SUÍNOS
A queda do preço do milho vem alegrando os produtores rurais. A saca de 40kg, esta semana, já estava sendo comercializada a R$ 16,00 em Campo Grande. Em Mato Grosso, a saca de 60kg já é prevista a R$ 9,00. O principal efeito disso tudo é na arrecadação de ICMS, que volta a cair ainda mais para o Estado.
 

CINÉFILOS
Em 2016, foram produzidos 900 filmes pelos países ibero-americanos, classificação que inclui os países latino-americanos e da Península Ibérica: Portugal e Espanha. No entanto, os filmes mais vistos foram os brasileiros Os Dez Mandamentos - O Filme, obra de Alexandre Avancini, com 11,35 milhões de espectadores, e Minha mãe é uma peça 2, de César Rodrigues, com 8,18 milhões de espectadores. Esses dois filmes são seguidos pelos mexicanos ¿Qué Culpa Tiene el Niño?, de Gustavo Loza, com 5,98 milhões, e No Manches Frida, dirigida pelo espanhol Nacho. G. Velilla, com 5,20 milhões. A espanhola Sete Minutos Depois da Meia-Noite, de Juan Antonio Bayona, teve 4,61 milhões de espectadores. No que se refere a espectadores, foram os brasileiros os que mais consumiram cinema nacional, com 33,62 milhões de espectadores, seguidos dos mexicanos, com 31,27 milhões, e os espanhóis, com 16,46 milhões. Quem não adora um cineminha, certo?
 

SEM CARA FEIA
"Proibido reclamar", é o que diz a nova placa instalada em frente ao quarto do Papa Francisco, na Cidade do Vaticano. Em italiano, o escrito informa: "infratores estão sujeitos a uma síndrome de sempre se sentirem como uma vítima e a consequente redução de seu senso de humor e de sua capacidade de resolver problemas”, e segue, "A penalidade é dobrada se a violação ocorrer na presença de crianças. Para conseguir o melhor de si mesmo, se concentre em seu potencial e não em suas limitações”. O aviso foi um presente do psicólogo e escritor italiano Salvo Noe, e em retorno, Vossa Santidade prometeu ao doutor que exibiria o regalo aos olhos de todos os cardeais, para que pudesse dar boas risadas. Humor e fibra nel paese del Papa!
 

VEM AI!
Algum fã de Narcos, aí?! A Netflix trouxe expectativas para a 3ª temporada na série. Na próxima etapa da trama, agora que a caçada sangrenta por Pablo Escobar terminou, o DEA volta sua atenção à organização do tráfico de drogas mais rica do mundo: o Cartel de Cali. Liderado por quatro poderosos chefões, este cartel opera de forma bem diferente do de Escobar, preferindo subornar oficiais do governo e manter suas ações violentas longe das manchetes. A empresa divulgou as primeiras imagens do Cartel de Cali e o anúncio oficial da data de estreia mundialmente na plataforma: dia 1º de setembro.
 

SABERES
O vereador Chicão Viana de Corumbá, eufórico, solta seus rojões. E com razão: recebeu dos deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet informação sobre a aquiescência da reitoria da Universidade Federal (UFMS) à implantação dos cursos de Medicina e de especialização em Mineração (EAD) para tecnólogos e engenheiros. O pleito agora só depende da travessia burocrática.
 

FUTURISMO
O engenheiro Frederico Valente põe suas fichas na participação da sociedade em torno do debate crítico e propositivo sobre o Plano estratégico Campo Grande 2040. De fato, a cidade precisa, mesmo, da radiografia de um olhar atento, especializado, criativo e modernizador em seu processo de gestão coletiva.
 

EM FORMA
Se for desafiado pelo exigente e estafante desafio eleitoral, o presidente da Caixa de Assistência dos Servidores (Cassems), Ricardo Ayache, está pronto. Ao menos é o que sugere a boa forma exibida nas mídias sociais, malhando na esteira do Centro de Prevenção da Cassems Dourados. Ele está entre as opções top para a renovação política nas urnas em 2018.

 

Em seu megashow, realizado em Campo Grande, o cantor Amado Batista, que arrasta multidões, com o diretor da FM Capital, Edson Neves, carinhosamente chamado de Véio

 

O locutor Pedrinho Spina e a esposa, Priscila Spina, clicados no show do Amado Batista

 

A dupla sertaneja Bê & Luma, clicados no show do cantor Amado Batista

 

GOLAÇO
O governador Reinaldo Azambuja, tido como principal representante político dos proprietários rurais de Mato Grosso do Sul, marcou um gol de letra com a visita à Aldeia Uberaba, na Ilha Ínsua, a 36 horas de barco de Corumbá, pelo Rio Paraguai. De helicóptero, o governador foi pessoalmente entregar a escola dos guatós, reformada pelo Estado. Essa nação indígena estava na lista das etnias em extinção, e teimosamente resiste, com apoio de ações afirmativas.
 

LENÇOLÂNDIA
É grande a quantidade de apelos moralistas e éticos assinados nas mídias sociais por ilustres mensalistas de holerites do serviço público, muitos sem obrigação de ir ao local de trabalho e outros contemplados com pensões e aposentadorias fajutas. Lista de funcionários-fantasma elaborada por garimpador de escândalos chegou a esta coluna, com o compromisso de não divulgar nomes... ainda. Mas que dá uma vontade de ver gente arriando logo o topete... ah, isso dá!
 

TOURO BUFANDO
Cresce entre os inimigos mortais de Lula a sensação de que as recentes sentenças aplicadas pelo juiz Sérgio Moro ao ex-presidente criaram uma espécie de ribanceira, por onde brevemente haverão de despencar outras influentes figuras da Republica, de A a Z, sem reserva de privilégios e em todos os poderes. Porque já se nota que Moro não tem mais outra escolha: ou usa todo poder que tem para trucidar o petista ou se desmoraliza. O problema é que o juiz da Lava Jato sabe que anda cometendo atropelos grosseiros de rituais jurídicos e judiciais Porém, agora seu caminho é sem volta.
 

BONS VENTOS
A União Brasileira de Escritores, de Mato Grosso do Sul (UBE-MS), está de nova diretoria e renovada disposição para exercer seu necessário protagonismo no contexto cultural. O escritor André Luiz Alves é o presidente de uma diretoria que, entre outras figuras exponenciais das letras, conta com a presença de Sylvia Cesco, Samuel Medeiros e Mara Calvis.
 

RECURSOS
O governador Reinaldo Azambuja tem investido dentro das possibilidades do Estado, em alguns municípios. Em Camapuã, liberou 2 milhões para obras asfálticas que, na ideia do prefeito Delano (PSDB), quer asfaltar o bairro que abriga o laticínio, única empresa do gênero na cidade.