fernandosoares_03-07-2017

Edições anteriores

MOMENTO: ÂNGELO ARRUDA

 

 

Fotos: Gabriel Santos

O arquiteto urbanístico, professor da UFMS, Ângelo Arruda, lançou na semana passada, na Mora dos Baís, seu livro “Invenção do silêncio”. A obra é composta de 50 poemas, escolhidos pelo autor, de uma produção intensa de mais de 40 anos de versos. “Tomei coragem há 4 anos de publicar um livro. Eu, que já tinha pesquisado e escrito diversos livros de arquitetura, de repente, me vi com versos nas mãos e queria compartilhar com meus amigos”, diz o autor. “Assim nasceu a ideia”. O livro foi editado pela Diniz Marketing e tem desenhos do arquiteto Luís Pedro Scalize. “Encontrei uma forma de dar asas aos versos. Scalize desenha muito bem em bico de pena. Escolhi 15 dos 50 poemas e ele fez a leitura e desenhou. Ficou muito lindo”, completa Arruda. O livro tem prefácio do também poeta Rubênio Marcelo, da Academia de Letras de MS. Com outros 12 livros escritos sobre arquitetura urbanística, o seu 13º chega, em forma de poesias, com 50 poemas encantadores. Toda a venda dos livros na noite de autógrafos foi revertida para duas entidades sociais: a AACC e a Fundação Chico Xavier. “Essa é uma forma que encontrei da sociedade ajudar ao próximo.

 

Aninha e o arquiteto e escritor Ângelo Arruda

 

A advogada Tatiana Ujacow e o empresário Carlos Naegele

 

A médica Nazira Scaffi Oliveira e o desembargador do TRT, André Luis Moraes de Oliveira

 

O dentista Estevão Molica, a publicitária Iara Diziz e o arquiteto Dirceu Peters

 

Os irmãos, Lucas e Moreno Arruda, ambos engenheiros sanitaristas em Santa Catarina

 

Adriana e o publicitário Henrique Medeiros

 

O arquiteto Ângelo Arruda autografa seu livro, ao médico Ricardo Ayache

 

A AACC, de que sou fundador, é uma entidade importante para ajudar as crianças com câncer. A Fundação é que criou a Orquestra Jovem Emmanuel, de meninos e meninas, e que precisa de apoio”, explica o autor. Confira alguns flashes...

 

O empresário Edison e a esposa, Ângela Holzmann

 

A brilhante e atuante procuradora de Justiça, Jaceguara Passos, e o filho, Gabriel Passos

 

Luciana Pacheco e o marido, biólogo da UFMS, Rudi Lopes

 

O ortodentista André Martins e o empresário Adriano Oliveira

 

Jô Simão, Verônica Nogueira e a arquiteta Solange Vaz

 

Os poetas. Rubênio Marcelo e Elias Borges

 

 

 

PERFIL TÉCNICO
As mãos, como sendo das mais pecadoras, já dizia Nelson Rodrigues, cometeram um equivoco na semana passada em dizer que o procurador-geral do Município seria um agente dificultador da gestão de Marquinhos Trad, em razão de reclamações que recebi, de lentidão. Na verdade, Alexandre Ávalo tem sob sua responsabilidade 480 mil processos em tramitação judiciais e emite uma infinidade de pareceres, sem nunca perder um prazo. Na semana passada, quando o conheci, fiz questão de saber o real funcionamento da procuradoria e constatei um profissional de perfil técnico, educado e com responsabilidade naquilo que faz. Ávalo é professor da escola da magistratura, autor de 14 livros, advogado respeitado em Mato Grosso do Sul, com pós-graduação em direito Constitucional, Processual, Tributário e mestrando em Direito Público. As nossas desculpas.

 


MUDANÇA DE SEXO
Não é novidade para ninguém que Shiloh, filha de Angelina Jolie e Brad Pitt, se identifica como menino desde os cinco anos de idade. Hoje com 11, a garota começou a fazer o tratamento para mudança de sexo. Segundo a imprensa internacional, Shiloh, que pediu para ser chamada de John, está tomando hormônios para impedir o desenvolvimento do corpo feminino. Acompanhada de psicólogos, ela já substituiu todo seu guarda-roupa.
 

BEM-VINDOS
“Muito feliz por poder segurar os dois novos amores da minha vida!”. Foi assim que o craque português Cristiano Ronaldo apresentou ao mundo os gêmeos Eva e Mateo. Por causa dos babies, o luso pediu para ser dispensado da seleção portuguesa na Copa das Confederações, que disputará o 3º lugar. Ele quer curtir esse momento perto dos filhos, conhecendo e acompanhando os primeiros dias de vida do casal de recém-nascidos, fruto de barriga de aluguel.
 

EM ALTA
Apesar da crise econômica e política que sensibiliza o País, o setor do turismo mostrou bons resultados no primeiro semestre do ano. Dois estudos divulgados neste mês apontam crescimento das atividades, tanto no campo nacional quanto no local. E Mato Grosso do Sul endossa esse cenário favorável. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em levantamento divulgado em 14 de junho, nosso Estado apresentou o crescimento de 2,4% das atividades turísticas, entre março e abril, sendo o 8º maior número entre as unidades da Federação. Ainda neste mês, também foi divulgado o Boletim de Desempenho Econômico do Turismo (BDET), que indicou crescimento de 4,3%, no faturamento médio das empresas de turismo, no primeiro trimestre deste ano.

 

RUPESTRES
Nas comemorações do 40º aniversário de Mato Grosso do Sul, a “Grafitti MS Rupestre” vai propiciar um encontro com um universo fascinante. Oficina de grafite, gratuita, com o impulso da mestra Marilena Grolli e a fascinante abordagem sobre as expressões rupestres – abundantes em Mato Grosso do Sul, especialmente nas regiões da Bodoquena e Alcinópolis – acontecerá de amanhã a 07 de julho, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, às expensas da Fundação Estadual de Cultura.

 

BRAVA GENTE
Sem o lastro estrutural (financeiro e logístico) do poder público e da iniciativa privada, Marcos Terena e os organizadores dos II Jogos Mundiais dos Povos Indígenas embarcam para o Canadá. A viagem foi assegurada graças aos patrícios índios da Comunidade dos Enock Cree Nation e à embaixada canadense.
 

RENASCIDO
Não foram poucas as pessoas que consideravam fatais os ferimentos causados no ex-vereador Luiz Antonio Ojeda, atacado brutalmente em outubro do ano passado por um adolescente. Mal respirava quando foi encontrado e chegou ao hospital em situação extremamente grave. Ficou 60 dias em coma. Surpreendeu até os médicos e entrou em fase de recuperação. Agora, lúcido, já avisa pelas mídias sociais que está bem e em breve voltará a conversar com os amigos.
 

VIDA BREVE
Paulo Salvatore Ponzini jogou a toalha. Ele e alguns poucos entusiastas da categoria apostaram no Sindicato dos Economistas de MS, criado com o objetivo de fortalecer os profissionais e garantir viabilidade às suas aspirações. A ideia fica e a instituição teve breve existência: por falta de comprometimento da classe, no dia 23 de junho passado uma assembleia-geral decidiu pela dissolução do Sindecom-MS.
 

LINGUAGENS
Vai até amanhã o prazo de inscrição dos estudantes de curso superior, graduandos e pós-graduandos, para o “Idiomas Sem Fronteiras”, um excelente curso de aperfeiçoamento em língua estrangeira, do Ministério da Educação (MEC). Uma plataforma, a My English Online, está disponível na Internet para as inscrições.
 

DIREITOS
Elaine Cler, coordenadora do curso de Direito da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), ansiosa pela chegada de agosto enquanto avança nos preparativos para o XIV Congresso Internacional de Direitos Humanos. Serão três dias (14 a 16) de debates, mesas-redondas e outras atividades envolvendo temática tão atual e abrangente.
 

NO PAREDÃO
Enquanto Sílvio Santos, pra mostrar quem é que manda no pedaço, promove e amplia os espaços televisivos do seu mais recente pupilo, Dudu Camargo, multiplica-se o exército de reprovações ao comportamento e ao estilo do jovem e boquirroto âncora das manhãs do SBT. Desde o episódio constrangedor com a Maísa - não menos chata – Dudu vem fazendo de tudo para provar que é “protegido”. Mas há quem garanta que sua estrela não vai brilhar muito com o Abravanel.