fernandosoares_29-12-2017

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

Divina e o juiz federal aposentado e pré-candidato ao governo de MS, Odilon de Oliveira

 

Nicolino Brum e a secretária Municipal de Cultura, Nilde Brum

 

Juliana Zampieri e o diretor-geral adjunto da Polícia Civil, delegado, Adriano Geraldo

 

O secretário adjunto da Sedesc, Fernando Amorim, e o diretor da Associação Comercial, Paulo Mattos Pinheiro

 

Os delegados de Polícia Civil, Márcio Custódio e Fabiano Ruiz

 

Os delegados de Polícia Civil, João Eduardo Davanço e Fabiano Nagata

 

Denize Zorzo e a delegada corregedora da Polícia Civil, Roseli Molina

 

DE OLHO NO FERIADÃO
As férias mal começaram e já estamos de olho nos feriados de 2018! O ano que vem está cheio de oportunidades de viagem, contando com cinco feriados em segundas ou sextas-feiras e seis feriados em terças ou quintas-feiras. Sem falar nos feriados estaduais e municipais, que ainda podem aumentar a lista de dias de folga. Confira a lista abaixo e já comece a se planejar!
 

Ano Novo – 1º de janeiro (segunda-feira);
Carnaval – 13 de fevereiro (terça-feira);
Sexta-feira da Paixão – 30 de março (sexta-feira);
Domingo de Páscoa – 1 de abril (domingo);
Tiradentes – 21 de abril (sábado);
Dia do Trabalhador – 1º de maio (terça-feira);
Corpus Christi – 31 de maio (quinta-feira);
Independência do Brasil – 7 de setembro (sexta-feira);
Divisão do Estado MS/MT – 11 de outubro (Quinta-feira)
Dia de Nossa Senhora Aparecida – 12 de outubro (sexta-feira);
Finados - 2 de novembro (sexta-feira);
Proclamação da República – 15 de novembro (quinta-feira);
Natal – 25 de dezembro (terça-feira).

 

MÃE DO MS
Católico fervoroso, o deputado estadual Paulo Siufi conseguiu aprovar, a Lei que torna Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a padroeira de Mato Grosso do Sul. O ato contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja, em missa celebrada pelo padre Dirson Gonçalves, na igreja que leva o nome da santa em Campo Grande, na última quarta-feira. “Havia mais de 17 mil assinaturas para levar ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), em apoio ao pedido, provando que era vontade da população que a lei fosse aprovada”, disse o Padre Dirson. O governador destacou que o Estado era o único do País a não ter, ainda, uma padroeira oficial.
 

THE MASK FELL!
Um professor de inglês, conhecedor das façanhas nada republicanas e muito menos edificantes de certa figuraça metida a dona da verdade, da moral e dos bons costumes, fez comentário na língua de Shakespeare, para dizer que a máscara caiu. A coluna prometeu não revelar o nome do santo do pau oco, mas em breve as páginas policiais ou os “furões” da mídia vão revelar as artes de gente que vai da pedofilia ao mensalinho de órgão público, passando por despachos de sexta-feira, além de outros golpes.


MENINO OU MENINA?
Todo final de ano, a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-BR) divulga a lista de nomes mais escolhidos pelos pais para registrar seus filhos. Em 2017, os que estiveram entre os mais populares foram Miguel e Alice. Para os meninos, quase 26 mil pais escolheram o nome bíblico para seus meninos. Os nomes de Arthur (21.161 registros) e Davi (15.372) aparecem em segundo e terceiro lugar. Já entre as meninas, os três nomes que lideram o ranking dos registros de nascimento são Alice (18.508), Valentina (13.193) e Helena (12.615). E entre os nomes compostos, quem se destacou foram as Marias (80.192) e Joões (44.450).
 

ELAS À FRENTE
Sai uma paulistana, entra uma araçatubense. Eleita para presidir o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), que abrange São Paulo e Mato Grosso do Sul, a desembargadora Therezinha Cazerta substitui a colega Cecília Marcondes. A eleição aconteceu no dia seis deste mês.
 

AI, AI, AI...
O prefeito Marquinhos Trad bem que tentou reduzir a tarifa mínima da conta de água dos campo-grandenses, mas a Justiça suspendeu o decreto do prefeito. “É difícil fazer o bem nesse País. O que o decreto prevê é apenas o pagamento do que se consome. Se você comprou ou consumiu 3m³, porque vai pagar por 10? Não é questão de benefício, mas sim, de justiça”, desabafou o prefeito.


OS 25 MELHORES
Saiu a lista dos melhores restaurantes sofisticados do mundo, segundo o Trip Advisor. O primeiro lugar ficou com o The Black Swan at Oldstead, no Reino Unido. Em seguida, vem outro inglês, o Belmond Le Manoir aux Quat'Saisons, de Great Milton. A terceira colocação ficou para um francês, o Maison Lameloise, em Chagny, na França. São 25 no total, entre eles três latinos. O peruano Maifo, na 9ª posição, o argentino I Latina, na 16ª, e o brasileiro Voilà Bistrot (Pousada Caminho do Ouro), em Parati, no Rio de Janeiro. É sempre válido lembrar que o Trip Advisor não faz concurso. A escolha dos melhores vai de acordo com as classificações dos internautas que viajam, frequentam o s lugares e deixam as opiniões no site.
 

DEGUSTE!
Termina o Natal, começam os preparativos para o Ano Novo. E não há como falar em réveillon sem pensar em brindes com vinhos e espumantes. Pensando nisso, o sommelier Charles de Carvalho do Comper deu uma dica interessante de vinhos e espumantes para a virada do ano. Ideais para acompanhar com queijos de búfala e outros queijos importados. Dentre as bebidas, tem rótulos nacionais e internacionais com excelente custo-benefício.
 

DEGUSTE II!
Figuram na lista o Esporão Reserva 2012 (grande vinho do Alentejo, em Portugal), um tinto de uvas vermelhas maduras, com mais de 700 anos de história no mundo da vinificação; o Woodbridge Pinot Noir, 2015 (750ml), elaborado na Califórnia pelo cineasta Robert Mondavi, que comprou uma vinicola na década de 60, de tão apaixonado por vinho que é. Seu vinho é um produto com aroma de cerejas e notas tostadas de madeira. O Santa Isle Premium Blend 2014 é um vinho que se refere ao fantasma de Santa Isle, história contada pelos conquistadores do século XVII, que conseguiram manter seus pertences e seus vinhos a salvo de ladrões, em uma pequena ilha da Costa Chilena. Já o espumante Casa Perini Moscatel, da Vinícola Moscatos, no Rio Grande do Sul, foi eleito o 5º melhor espumante do mundo. E o Veuve Clicquot, a bebida escolhida pela nobreza e pela rica burguesia europeia, que dispensa comentários. Que tal?
 

PEGA MAL
Sem justificativa consequente e racional, o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, anda dizendo que o Planalto vai agilizar a liberação de recursos para os governadores que apoiarem as reformas. Em miúdos: Marun explicitou que a liberação de verbas a quem não apoiar a reforma será lenta. Ou arrastada. E que não se trata de chantagens, mas, sim, de negociações. Isso é republicano?
 

MAIS UM
Depois de Carlos Marun, mais um sul-mato-grossense está com lugar garantido nos escalões superiores de apoio ao presidente Michel Temer, que dão expediente em Brasília. Ele é da fronteira com o Paraguai, é muito benquisto, faz parte da tropa de escudeiros de André Puccinelli e já está ocupando cargo federal no Estado.
 

NA LEMBRANÇA
Maior pintor do Brasil, Cândido Portinari nasceu em 29 de dezembro de 1903, numa fazenda de café, em Brodósqui, no interior de São Paulo. Em 59 anos de vida, Portinari construiu uma sólida carreira, com suas pinturas expressionistas e de forte cunho social. Mas foram justamente as tintas que causaram sua morte, por intoxicação devido ao chumbo que elas continham. Mesmo assim, jamais deixou de amar o que fazia, como pode ser percebido por esta frase, dita após receber ordens médicas para que parasse de pintar para não agravar sua intoxicação: "Estão me impedindo de viver".