fernandosoares_21-12-2017

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

Daqui a pouco, às 13h28, a primavera se despede do hemisfério sul. A coluna dá adeus a que considera a mais bela estação do ano com a foto desse ipê amarelo florido, que encheu de beleza os olhos dos campo-grandenses que passaram pela Afonso Pena. Quem nos brindou com tão belas flores, merece esta homenagem. Flores para a estação das flores.

 

O médico Eduardo Cury e o secretário de Administração, Carlos Assis

 

O querido Rubens Figueiró e o ex-secretário de Saúde, Nelson Tavares

 

Os deputados estaduais, Amarildo Cruz e Jorge Takimoto

 

O novo secretário-adjunto de Justiça e Segurança Pública, cel. Esli Lima, e o cel. da reserva, Francisco Ovelar

 

Os deputados estaduais, Lídio Lopes e Cel. David dos Santos

 

A secretária de Educação, Maria Cecília Motta, e a deputada estadual Mara Caseiro

 

O presidente da Fundesport, Marcelo Miranda, e seu assessor, Silvano Rech

 

ALTAS TEMPERATURAS

Tá quente, tá quente... Segundo comunicado da Organização Mundial da Meteorologia (OMM), o ano de 2017 deve se tornar um dos três mais quentes da história. A agência da ONU informou que os 11 meses que já se passaram foram os terceiros mais quentes desde que há registros, ficando atrás somente de 2016 e 2015. “O que é mais importante, além do ranking de um ano, é a tendência ao aquecimento global a longo prazo e que foi constante desde os anos 1970, especialmente neste século”, disse um dos cientistas da OMM, Omar Baddour, citado no comunicado.

 

CLIPE NO MERCADO

No ano em que completou seu cinquentenário de existência, foi o Grupo Acaba que deu o presente. Além das reportagens, obra literária e disco, Chico Lacerda & Cia lançaram um belo clipe gravado no Mercado Municipal, pela Render Brasil Produções, de Fábio Flecha e Tânia Sozza. O tema musical “As Monções” teve a participação do Coral do Tribunal de Justiça (TJ-MS), regido pelo maestro Nilo Cunha. Presentaço de fim e começo de ano, que a população agradece.

 

ESTÍMULO

Embora não seja afeita a celebrações pessoais, a ex-vereadora e advogada Luíza Ribeiro recebeu como mais um fator de motivação a homenagem da Prefeitura de Campo Grande às pessoas que se destacam nas causas humanistas. Ao receber o Prêmio dos Direitos Humanos, na Câmara Municipal, ela afirmou: “Nesses tempos de intolerância, ideias desse tipo têm que ser muito comemoradas”. Ela agradeceu pessoalmente às autoridades que a incluíram nas homenagens: o prefeito Marquinhos Trad, o subsecretário municipal de defesa dos Direitos Humanos, Ademar Júnior, o Coringa, e a militante LGBT, Cris Stefanny.

 

FILA NO PLANALTO

O ministro de Articulação Política, Carlos Marun, vem batendo recordes de audiências paroquiais em Brasília. Na fila do gargarejo acotovelam-se fãs, políticos e empresários. Entre as visitas recentes, assinaram a folha de presença duas personalidades atuantes de Rio Verde, o prefeito Mário Kruger e o empresário Natel de Moraes, presidente da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer).

 

FILA NO PLANALTO (II)

O empresário ceramista Natel de Moraes foi a Carlos Marun como porta-voz do segmento em expansão: a cerâmica responde pela geração de 293 mil empregos diretos e 900 mil indiretos e tem faturamento anual de R$ 18 bilhões. As indústrias rio-verdenses – com destaque para a cerâmica vermelha – representam 4,8% da produção nacional que abastece a construção civil. Em sendo assim, há muito o que conversar com o secretário político do presidente Michel Temer, num momento estratégico e decisivo para a economia brasileira.

 

CORUJA, SIM!

O orgulho transborda na palavra, na emoção e nos textos que chegam ás redes sociais pelas mãos do inspiradíssimo papai Victor Ferzelli. Com razão: o seu filho, Vinícius Niéspoli Ferzelli, que já tem a segunda graduação em Design, acaba de concluir o curso de Arquitetura. E com chave de ouro: seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) está incluído entre os melhores do Brasil e de Portugal. Aos 25 anos, o jovem não deixou por menos e alcançou a nota máxima (10) de todos os mestres da banca.

 

VEM, MIRANDA!

Botas da Chanel, desfiles Valentino, editoriais megalômanos, muito humor ácido e “cortadas” da chefe. Levante a mão quem é fã assumido de O Diabo Veste Prada. Após 11 anos de lançamento do longa estrelado por Anne Hathaway e Meryl Streep, a escritora Lauren Weisberger, autora da obra literária que deu origem à produção cinematográfica, anunciou uma continuação para a trama. When Life Gives You Lululemons a nova aposta da escritora, marcada para aterrissar nas prateleiras das livrarias no meio do ano que vem.

 

VEM, MIRANDA! II

No novo exemplar, a narrativa se desfoca da jornalista Andrea Sachs, personagem de Anne Hathaway, e ressalta outra figura queridinha da trama: a segunda assistente de Miranda Priesstly, a ruiva Emily Charlon - interpretada no filme por Emily Blunt. A história se passa logo após o desligamento de Andrea da revista Runway, e explora a perspectiva de Emily sobre os acontecimentos, além de acompanhá-la em novas fases da carreira.

 

LOLLINE CARVALHO

No auge de justificada faceirice, Lolline Carvalho fecha o ano vibrando com as loas que consagram seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jornalismo na UFMS (Universidade Federal). Sob orientação do mestre Edson Silva, ela defendeu com brilhantismo a abordagem sobre a atividade carvoeira em Mato Grosso do Sul, a partir de incentivos fiscais dos governos militares, num cenário de violação a direitos trabalhistas, na região de Ribas do Rio Pardo.

 

PERTO DO POVO

Belíssimo e comovente o espetáculo dos bailarinos Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus dançando nas escadarias do Teatro Municipal, no Rio de Janeiro, A dupla dedicou sua performance como forma de apoio ao SOS Municipal, movimento desencadeado pelos servidores que protestam contra os salários atrasados e a falta de prioridade que vem castigando o teatro. A dança foi assistida e compartilhada nas emoções de Sandra Menezes.

 

COZINHA SAUDÁVEL

“Conhecendo Alimentação das Nossas crianças”. Este é o título de uma obra que não pode faltar nas estantes de qualquer residência. E não só para a serventia culinária, mas para ampliar o conhecimento gastronômico e viajar pelos sabores. De parabéns as duas autoras, Sandra Oliveira e Fabiana de Farias. Elas são merendeiras do Centro de Educação Infantil do Município (Ceinf) do bairro Novos Estados. O vereador Eduardo Romero deu um apoio essencial: bancou a impressão do livro e as fotos ilustrativas das receitas elaboradas por duas verdadeiras craques na arte de preparar boa alimentação, sobretudo para crianças. O lançamento da coletânea com 28 receitas foi no dia 12 deste mês.

 

NA LEMBRANÇA

O político e escritor inglês Benjamin Disraeli nasceu em 21 de dezembro de 1804, em Londres. Dirigente do Partido Conservador e deputado, ele foi um defensor das classes trabalhadoras. Primeiro-ministro da rainha Victoria em 1868 e entre 1874 e 1880, ele escreveu obras como Vivian Grey, The Young Duke e Contarini Fleming. Morreu aos 77 anos e deixou esta frase: "Conscientizar-se da própria ignorância é um grande passo para aprender".