fernandosoares_13-12-2017

Edições anteriores

MOMENTO ANDRÉ SALINEIRO

 

 

Fotos: Gabriel Santos

Vereador da Capital, bacharel em Fisioterapia e Ciências Jurídicas, além de policial federal, André Salineiro lançou na noite de quinta-feira, 07, na livraria Lê, em Campo Grande, seu terceiro livro, “Políticas Públicas em Segurança Pública e Defesa Social”. O livro mostra que entre as áreas básicas da gestão pública, que são consideradas “problemas”, a segurança pública talvez seja a mais menosprezada, no que diz respeito a investimento na elaboração de novas políticas, trazendo um diagnóstico do cenário atual e mostrando o que o Brasil pode aprender com outros países, como França, Canadá e Estados Unidos. Baseado nessa análise, o autor apresenta sugestões pontuais do que pode e deve mudar na segurança pública brasileira. Entre elas, um tema pouco explorado, a participação dos municípios na segurança pública. Apesar das referências teóricas que habilitam a obra para apoio a estudantes e pesquisadores da área, a linguagem é acessível àqueles que desejam simplesmente compreender os entraves que levam à crise na segurança pública e como é possível reverter o cenário, a partir de articulação com outras áreas da gestão pública, como a educação e reformas importantes, tal qual as superlotações do sistema penitenciário e sugere a especialização dos órgãos

 

O juiz eleitoral Abrão Razuk e o arcebispo da Capital, Dom Dimas Lara

 

Os advogados, Valeriano e Kênia Fontoura

 

Darlete e o marido, médico e vereador da Capital, Antônio Cruz

 

O casal, Lorena e Tiago Lozan

 

O casal, Sílvia e Luis Antônio Saran

 

O desembargador, aposentado, João Batista da Costa Marques, e sua eterna assessora, Isabel Salineiro

 

O escritor, vereador e advogado André Salineiro com seu livro “Políticas Públicas em Segurança Pública e Defesa Social”

 

de segurança, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos. André é autor de dois outros livros: “Guia de Prevenção Contra a Violência”, “Colapso Econômico – A Política de Impostos no Brasil”, e agora o recém lançado, “Gestão Estratégica em Segurança Pública”. Confira alguns flashes do prestigiado lançamento...

 

Os irmãos, o Secretário de Saúde do Estado que será empossado hoje, Carlos Coimbra, e o juiz de Direito, Albino Coimbra Neto

 

Os advogados, Geovana Trad e Flávio Cavalcante

 

O arquiteto Luís Pedro Scalise e a vice-governadora Rose Modesto

 

Geovana e o empresário Cláudio Cavol

 

O empresário Álvaro e a esposa, Tânia Garcia

 

O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luis Antônio Boudens, e o pró-reitor da Uninter, Rodrigo Berté

 

 

 

VIXI!
O show que reuniu os três maiores talentos da música sertaneja clássica, Almir Sater, Renato Teixeira e Sérgio Reis, no Ondara Palace, foi maravilho. Mas a organização da noite deixou muito a desejar. É por essas e outras razões que é muito importante saber quem promove o evento. As duas empresas, Cs2 Produções e M20 Eventos, que realizaram o show, a primeira (Cs2 Produções) eu sei de quem é. Pertence a Marco Yule, que já teve problemas com show em Três Lagoas, anunciando Vitor & Leo e Zezé di Camargo & Luciano, cancelando posteriormente, mas esquecendo de devolver o dinheiro de quem pagou os ingressos, virando caso de polícia. E a segunda (M20 Eventos), eu nunca ouvi falar.
 

SONHO E PESADELO
Querem tirar corumbaenses e ladarenses do sério? Experimentem elogiar Mendonça Filho, o ministro da Educação do Governo Temer. Ao Ministério é atribuída a responsabilidade de contrariar os pantaneiros, que há tempos vêm reivindicando para o campus da Universidade Federal UMS, em Corumbá, o curso de Medicina. O pedido teve resposta positiva, mas frustrante: o governo federal autorizou exclusivamente para instituições privadas a implantação do curso. A UFMS, como se sabe, é pública, e isso permitiria maior chance de ingresso a alunos de baixa renda. Ponta Porã também teve a mesma “sorte”. E divide com os pantaneiros a justa revolta.
 

SONHO E PESADELO (II)
E porque, isso? Parece ser um joguinho, tipo "me engana que eu gosto". O Governo Federal, como todos sabem, não investe como deveria em Saúde, Segurança e Educação, entre outras áreas, e para fazer média com a sociedade, "finge" que está atendendo a seus interesses, aprovando medidas que não lhe dizem respeito, jogando a responsabilidade, que deveria ser sua, para o setor privado, sem garantia nenhuma de cumprimento...


OTIMISTA
Diferente das capitais, Teresina, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife, que não conseguirão pagar o 13º salário de seus servidores públicos, pensa na alegria do prefeito Marquinhos Trad em fechar o ano podendo contemplar o funcionalismo com o 13º salário dos servidores da Capital, mostrando sua capacidade de gestão, na atual conjuntura econômica em que passa o País. Hoje, já estarão disponíveis para saque, os R$ 82 milhões, depositados para atender os cerca de 24 mil servidores.
 

TRABALHO & CAPITAL
O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, estaria relacionado entre os principais alvos de setores influentes do PT, para ser convidado a disputar as eleições presidenciais como candidato a vice, na chapa de Lula. A bem-informada jornalista Mônica Bergamo, da “Folha de São Paulo”, soprou em sua coluna que uma parcela do PT considera Trabuco o nome certo para tranquilizar o mercado e amenizar o humor do empresariado, ante a imagem de radical do ex-presidente. A bem da verdade, banqueiro que é banqueiro, no Brasil sabe, e sabe demais, o quanto foram beneficiados nos dois governos do barbudo.

 

NA PLANÍCIE
Em Dourados, Sérgio de Paula, ex-chefe da Casa Civil do Governo e membro dirigente do PSDB estadual, cumpriu uma agenda politicamente estratégica para o seu partido e, evidentemente, ao governo. Reuniu-se com representantes da imprensa local para conversar, ouvir sugestões e afinar a linguagem da comunicação governamental. Muitas queixas foram feitas sobre a comunicação oficial nos dois primeiros exercícios do governo de Reinaldo Azambuja. Mas a visita teve boa reverberação, ao menos se considerar que a mídia douradense destacou um item que parecia fazer falta na relação entre poder e veículos: diálogo.

 

EM PROTESTO
Os tempos modernos são politicamente corretos! Quem entrou nessa onda foi a model Adriana Lima. A bela anunciou que irá lutar contra os padrões de beleza impostos às mulheres, pela mídia e pelo mundo da moda. "Recebi uma ligação sobre a possibilidade de filmar um vídeo sexy para ser postado nas redes sociais. Apesar de ter feito vários trabalhos desse tipo no passado, algo mudou em mim, quando uma amiga me procurou para dizer que estava infeliz com o próprio corpo, o que me fez pensar…”, escreveu em uma postagem em seu Instagram.
 

EM PROTESTO II
“Todos os dias acordo pensando ‘como estou? Vou ser aceita no meu trabalho?. Nesse momento percebi que a maioria das mulheres provavelmente acorda todas as manhãs tentando se encaixar em um estereótipo que a sociedade/mídias sociais/moda etc. impuseram. Acho que essa não é a melhor forma de levar a vida e, além disso, não é algo físico e mentalmente saudável, então decidi abraçar essa mudança”. A decisão da baiana foi surpreendente, já que o acordo com a grife de lingerie Victoria’s Secret vai até 2019. O que achou da decisão?
 

NA LEMBRANÇA
O sanfoneiro, cantor e compositor Luiz Gonzaga completaria hoje 105 anos, Nascido numa fazenda de Exu (PE), ele ganhou o mundo interpretando canções como o Rei do Baião e Asa Branca. Gonzagão morreu em 2 de agosto de 1989 e deixou para a história esta frase em forma de verso: "Mas doutor, uma esmola a um homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão."

 

LONGEVOS
A nonagenária, a atriz Tônia Carrero, completou 95 anos em agosto passado. Reclusa, ela sofre de uma doença congênita, a hidrocefalia oculta, que herdou da sua mãe. O acúmulo de líquido provoca pressão interna no cérebro.
 

LONGEVOS (II)
Enquanto isso, o não menos extraordinário Kirk Douglas chegou, no domingo, 10, aos seus 101 dezembros. E saboreando o único gole de álcool que os médicos lhe permitem todos os anos, só nessa data: vodka. O ator norte-americano, pai de Michael Douglas e avô de Cameron Douglas, é escritor de sucesso, juntamente com a mulher, Anne, com quem está desde 1954.