fernandosoares_06-12-2017

Edições anteriores

MOMENTO PMDB

 

 

Fotos: Mauro Silva/Divulgação

Encerrando o ciclo das convenções, depois de publicarmos a do PDT e PSDB, a coluna publica hoje a convenção do PMDB, único partido presente com diretório formado nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, e com 54 mil filiados. O sábado, do último dia 02, no clube da Associação Nipo Brasileiro, foi de festa para receber o ex-governador André Puccinelli, que já comandou a presidência do partido, antes de se eleger governador em seu primeiro mandato, e agora assume pela segunda vez o diretório Estadual.

 

André, para muitos, afirma que será candidato ao governo, já outros mais próximos, apostam que André deverá surgir com novos nomes da legenda para a disputa, como a do presidente da Assembleia Legislativa, Júnior Mochi ou, até mesmo, do prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa. A convenção reuniu mais de 2 mil pessoas, integrantes de vários partidos, como PSL, PSDB, PTB, PSD e PSB, todos de olho numa possível aliança com o PMDB. André, independente de qualquer coisa, é uma liderança no Estado, e ficou conhecido em suas gestões, tanto como prefeito ou governador, como o italiano “tocador de obras”. Quanto às acusações da Polícia Federal, no caso Lama Asfáltica, que levaram à

 

Na convenção, mais de 2 mil pessoas compareceram para a escolha do novo diretório estadual

 

O ex-prefeito Nelsinho Trad e o senador Waldemir Moka

 

A senadora Simone Tebet e o ex-prefeito de Bela Vista, Zacharias Abrão

 

André assume pela 2ª vez o diretório estadual do PMDB

 

prisão do ex-governador, no mês passado, e também o submeteram, anteriormente, ao uso de tornozeleira eletrônica, Puccinelli disse que as acusações não são verídicas. Apenas limitou a dizer: “Confio na Justiça dos homens e de Deus”. Confira alguns flashes...

 

Carla Stephanini e o ex-governador André Puccinelli

 

O pecuarista Antônio Carlos Arroyo e o senador Waldemir Moka

 

O deputado Renato Câmara e André Puccinelli

 

 

 

CASA NOVA?
Afastado do Jornal da Globo, desde o início de novembro, após declaração racista, William Waack já pode ter uma casa nova em vista. Segundo publicação do colunista Flávio Ricco, do UOL, Silvio Santos abriu as portas do SBT ao jornalista. Ricco, ainda, afirmou que já sabe em qual programa o profissional ficaria, porém as chances são pequenas, já que o apresentador ainda tem contrato com a Globo, mesmo afastado e com situação indefinida.
 

ANDORES DE BARRO
A “inteligência” é bom-senso, afirma-se. Só que não. É incrível como tem gente que está incluída no seleto circuito das sumidades intelectuais e, ainda assim, por pura e flagrante acomodação ideológica, não hesita em acender vela pra qualquer santo, nem que seja do pau oco. Para tirar a prova, basta conferir as páginas dos jornais ou as redes sociais infestadas por “autoridades” do conhecimento que, sem o menor rubor, incensam políticos e celebridades comprovadamente medíocres. O deputado Jair Bolsonaro e o ator Alexandre Frota estão no topo dessas celebrações.
 

CARGO
Feliz e realizado, o ex-deputado Antônio Carlos Arroyo vem recebendo muitos cumprimentos. O ex-governador André Puccinelli, por onde passa, tem falado que Arroyo será seu conselheiro do Tribunal de Contas, caso seja eleito ao governo.
 

TURISMO
Volta e meia fala-se em trazer turistas, tanto brasileiros como estrangeiros, para ficar alguns dias entre nós e conhecer as belezas de Bonito e do Pantanal. Tudo bem, está na hora de fazer os “pacotes”. No entanto, não custa nada lembrar que os preços cobrados pelas companhias aéreas, para chegar a Mato Grosso do Sul, fazem com que muitos voem para outros países.
 

TURISMO II
E já que o assunto é esse, não custa nada lembrar que é preciso treinar algumas categorias para o trato com o turista. Motoristas de táxi, Uber e alguns restaurantes bacanas seria um ótimo inicio. É bom ir avisando que o negócio não é “tomar grana do turista” e, sim, cobrar bem, mas por serviços bem prestados. É uma questão de mentalidade e não de malandragem.

 

VEM, RÚSSIA!
Suíça, Costa Rica e Sérvia. Esses serão os adversários do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo 2018, na Rússia, pelo Grupo E. A partida de estreia da Seleção Brasileira será no dia 17 de junho, contra a Suíça, na cidade de Rostov-on-Don. No dia 22, o Brasil jogará com a Costa Rica, em São Petersburgo. E a terceira partida será disputada em 27 de junho, contra a Sérvia. Porém, o que está bombando nas redes sociais é a possibilidade de mais um Brasil x Alemanha. Caso a seleção se classifique em primeiro lugar, enfrentará nas oitavas de final o segundo colocado do grupo F, formado por Alemanha, México, Suécia e Coreia do Sul. Caso se classifique em segundo lugar pelo grupo E, o Brasil terá pela frente o segundo colocado do grupo F. A adrenalina já toma conta!

 

VISITA
Ontem, o governador Reinaldo Azambuja esteve com o presidente Michel Temer e com o presidente da Bolívia, Evo Morales, em Brasília. Foi tratar de assuntos da ferrovia transoceânica Atlântico-Pacífico e a questão do Gasoduto Bolívia-Brasil. Reinaldo quer a reativação da ferrovia e o aumento na importação de gás da Bolívia. O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, também foi junto.


CONHECIMENTOS
Boas notícias para a pauta do saber em Mato Grosso do Sul: o reitor do Instituto Federal (IFMS), Luiz Simão Staszczak, reuniu-se mês passado com os prefeitos Odilon Ribeiro (Aquidauana) e Kazu Hori (Bodoquena) e secretários de Educação de Miranda, Dois Irmãos do Buriti e Anastácio, onde ajustaram cooperação e parceria para ampliar o alcance e a oferta de cursos nas áreas de qualificação técnica e profissional. Os frutos já começam a brotar.
 

GALARDÃO
Com 80 produções cinematográficas (sete delas em seu estado), oito novelas (quatro em papéis centrais) e seis peças teatrais, o sul-mato-grossense David Cardoso – que nasceu em Maracaju – recebe em São Paulo mais uma homenagem pelo conjunto admirável de seu protagonismo nas artes do cinema e do teatro. Ele e outros “monstros” sagrados das telonas estão no alvo da reverência que o Centro Cultural Olido agendou para quarta-feira, em Sampa. Além de David, as homenagens, entre outras, incluem as póstumas a Tônia Carrero, José Lewgoy e Mazzaroppi..
 

POINT DA HORA
Em sociedade, Flávia Leimgruber, Antariyi Nayane Andrade Oliveira e Tay Andrade abrem na Livraria Le Parole (Rua Euclides da Cuha, 1126, Jardim dos Estados), o Espaço Maria Café. Num ambiente aconchegante e decoração de artes alternativas e rústicas, tem tudo para tornar-se mais um ponto de referência para conversas jogadas fora e conversas inteligentes em Campo Grande. Perfeita a combinação livros e café.
 

NA LEMBRANÇA
O primeiro rei de Portugal morreu no dia 6 de dezembro de 1185. Afonso I, ou dom Afonso Henriques, tinha 74 anos, e em seu reinado de mais de 40 anos unificou o país, praticamente dobrando o território português, conquistado depois de históricas batalhas contra os mouros. Deixou a Portugal uma frase que resume sua importância histórica: "Eu estarei convosco e serei o primeiro; ninguém poderá separar-me da vossa companhia, quer na vida quer na morte”.