fernandosoares_05-12-2017

Edições anteriores

PALAVRAS ESCRITAS, POEMAS CONTADOS

 

 

Fotos: Gabriel Santos

A última sexta-feira, 1º, foi movimentada com um lançamento literário na Livraria Leparole, na Euclides da Cunha. O renomado jornalista Edson Moraes apresentou ao público “Bugre Rima com Estrelas”, seu primeiro livro. Trata-se de poesias, misturando fatos reais e fictícios do contexto histórico do jornalista, com prefácio e apresentações de Sylvia Cesco, André Luiz Alvez, Chao Chen, Geraldo Espíndola, Joel Pizzini e Míriam Duailibi, trazendo a chancela da Biblio Editora. Centenas de pessoas compareceram à noite de autógrafos.

 

O jornalista Edson Moraes está há 43 anos dedicado à atividade jornalística e, para quem não sabe, Edson é um monte de letras, como traz o próprio poema, Solavancos, escrito por ele ao mergulhar fundo no grande mar de lirismo e por lá se encontrar com a estrela, trazendo versos que emocionam.De acordo com Edson Moraes, sair das redações foi uma grande experiência. “É um tremendo prazer, pois é um exercício diferenciado, em que você pode usar de criatividade e imaginação”, conta. Para escrever a obra, o jornalista levou alguns meses e a conclusão se deu sem nenhum apoio das instituições culturais

 

A empresária Mônica Naban e o senador Pedro Chaves dos Santos Filho

 

A professora Anzolete Weingartner, a socióloga Thaís Martins e Marília de Castro

 

Lúcia e o historiador Valmir Corrêa

 

Márcia Brambila e o jornalista Bosco Martins

 

Lucilena e o pai, jornalista Gino Rondon

 

A felicidade do jornalista Edson Moraes em lançar seu primeiro dos muitos livros que ainda virão

 

do poder público, representando, assim, um desafio ainda maior. Depois da capital, Edson Moraes lança seu livro em Bonito, na quinta-feira, dia 07, durante a Feira Literária “Dedo de Prosa”, e em Corumbá, sua terra natal, no próximo dia 15. A coluna marcou presença e traz os cliques da ocasião...

 

O escritor Henrique Medeiros e a jornalista Ana Cláudia Salomão

 

O advogado Marcelo Barbosa Martins e a esposa, Tereza

 

Ana Maria Bernadelli e a escritora Raquel Naveira

 

A empresária Luciana Rondon e Cacilda Seraphim

 

O jornalista Sérgio Cruz e Mara Silvestre

 

 

 

VEJA ISSO!
O senador Pedro Chaves dos Santos Filhos foi escolhido para ocupar a cadeira da saudosa escritora e professora, Glorinha de Sá Rosa. A solenidade na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras será no próximo dia 11, às 19 horas, na sede da entidade. Pedro, além de professor, foi eleito o 6º melhor senador do País e o 15º mais influente do Senado da República, segundo o Congresso em Foco. Está em 11 comissões no Senado, quando a média geral é de 4 senadores por comissão. Tudo isso em 18 meses, imagina se estivesse há mais tempo no cargo. Ele é um fenômeno!
 

NA HORA CERTA
O prefeito Marquinhos Trad (PSD) defende medidas polêmicas, como a extinção da tarifa social da água e a revisão tarifária da limpeza pública, argumentando com sustentação técnica, econômica e social. No entanto, faz questão de acentuar como e quando se darão os ganhos da população, sobretudo com resultados a médio e longo prazos. Portanto, que não se espere do prefeito soluções imediatistas.
 

MÉRITOS
Além da aplaudida performance da Ana Clara, no ballet que deu brilho aos palcos do Teatro Glauce Rocha, a mama, publicitária e jornalista Tatiana Ratier foi às nuvens por um outro motivo: sua agência, a Contexto Mídia, foi homenageada pela Fibria. A honraria foi entregue pelo presidente da megaindústria de papel e celulose, Marcelo Castelli. Um reconhecimento aos qualificados serviços de comunicação e eventos da Contexto.
 

ORGULHO NOSSO
Sempre buscando se atualizar, o conselheiro do Tribunal de Contas de MS, Ronaldo Chadid, concluiu no sábado seu curso de doutorado em Direito Constitucional, pela FADISP - Faculdade Autônoma de Direito. Sua tese defendida foi “A função social do Tribunal de Contas brasileiro e sua atuação na eficiência das políticas públicas”, obtendo nota 10, de todos os examinadores da banca. Chadid é o primeiro conselheiro na história do Tribunal de Contas a obter o título.
 

NO LAMAÇAL
Transformado em líder da região, o jornalista Flávio Teixeira é uma das maiores esperanças dos moradores da Chácara dos Poderes. A região enfrenta alguns problemas graves, entre os quais a destruição causada pelas chuvas na malha viária local. Até uma solução inusitada já foi sugerida: em vez de pagar o IPTU, os moradores depositariam o dinheiro numa conta específica para uso na manutenção das estradas, que são de terra.
 

CULTURA
Nilde Brun, secretária de Turismo e Cultura de Campo Grande, está decidida a implementar algumas sugestões apresentadas por representantes do segmento literário. Ideias interessantes não faltam, como, por exemplo, a criação de uma Feira Literária anual, um estande móvel para expor obras regionais em eventos na cidade e suporte para a divulgação dos escritores e poetas, com incentivo à sua presença nas escolas.

 

MENOS MAL
A diretoria do Rádio Clube assinou com Nidal Abdul o termo pelo qual se comprometeu a ressarcir, em R$ 50 mil, a professora de dança pelos prejuízos que ela sofreu com a festa árabe que não houve, devido à falta de manutenção das instalações. A festa seria no dia 18, mas uma chuva expôs a precariedade das dependências do RC: as goteiras estragaram a comida e inundaram o ambiente, entre outros contratempos. Mas o presidente, Renato Antonio Pereira, se prontificou a reparar o que poderia ser reparado.


COM A CORDA TODA
Lílian Fernandes, a dinâmica presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Publicos de Administração de MS (Sindsad), anda a mil por hora. Reeleita em outubro passado para mais quatro anos de mandato, foi escolhida também para ser a coordenadora da Regional Norte da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil).
 

ONDAS DO RÁDIO
O pai, ex-deputado federal e ex-secretário de Estado, Rosário Congro Neto, confiou ao filho, Estevão, o comando da ressuscitada Rádio CBN Campo Grande. A emissora que “toca notícia” entrou no ar no dia 30 de novembro, com novo ânimo de seus integrantes. É o radiojornalismo se fortalecendo.
 

PAGANDO MICO
A advogada e professora Janaína Paschoal ficou célebre como signatária da peça processual que levou à cassação da presidente Dilma Roussef. Entretanto, a fama não alavancou sua carreira para ascender a posições mais elevadas e vem fracassando em suas tentativas de firmar-se como jurista. Em setembro, foi a última colocada no concurso público para professora titular da USP (Universidade de São Paulo). Sua tese sofreu duras críticas dos especialistas. A banca examinadora a reprovou, considerando-a de “lamentável profundidade”.
 

ÀS CLARAS
É para registrar com destaque: Eloíne Marques, servidora do Judiciário, foi uma das protagonistas da Semana de Conciliação do Tribunal de Justiça (TJ/MS). Em plena audiência, faltou energia. Eloíne acendeu velas, deu continuidade ao ritual até o fim e ainda lavrou o termo de acordo entre as partes. A irmã, advogada Giselle Marques, está derretida de orgulho!
 

NA LEMBRANÇA
Hoje é dia de o senador Edison Lobão soprar as 81 velinhas do bolo. Maranhense de Mirador, ele é jornalista de formação e político de ofício. Eleito pelo PMDB, foi o único senador a se abster de votar na permanência ou não na prisão, do senador Delcídio do Amaral, por obstrução de Justiça. Atualmente, é o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a mais importante das comissões daquela Casa de Leis.