fernandosoares_10-08-2017

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

A beleza de Lohana Coelho e o empresário Valter Jr

 

Leila e o marido, coordenador de mídias do Governo do Estado, Édio Rezende

 

Os oficias do Exército da Capital, Leonardo Cauduro e Breno Freire

 

O promoter Gustavo Cegonha e a esposa, Maria Cláudia Castelo

 

O empresário Lucas Faleiros, Marcos Morais e Gabriel Zahran

 

Flávia Fragelli e o marido, Alexandre Vilhena

 

O empresário Guilherme Quamdt e a esposa, Carol Coppolla

 

Eduardo Machado, a irmã, Vera Machado Pereira, e o respeitado chef Paulo Machado

 

 

CHUMBO TROCADO
Recém-agasalhado pelo Podemos, o advogado Eduardo Botura desenha-se pré-candidato a cargo eletivo em 2018. E já se vê no alvo de petardos disparados pela artilharia a serviço de eventuais adversários. O PTN é uma das siglas mais longevas do Brasil e até já elegeu um presidente – Jânio Quadros. Com o novo nome, acredita que pode tornar competitiva a candidatura do senador paranaense Álvaro Dias, hoje sua principal liderança nacional.
 

VIOLÊNCIA
Presidente do Instituto Sul-Mato-Grossense de Defesa do Direito Pleno (ISDP), Maria Carmen Matsunaka Carlino considera alarmante a quantidade dos casos de violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul. O feminicídio, segundo a ativista, se agrava nos diversos municípios. Ela cita exemplos como o de Rio Brilhante – cidade onde mora há quase 50 anos - onde as estatísticas registram um impressionante ciclo de assassinatos de mulheres.

 

DAQUI PRA FRENTE
Depois das férias de julho, estou de volta. Nesse intervalo de 30 dias, pude buscar novidades do que se passa pelo Brasil e pelo nosso Estado. Novo layout da página está sendo finalizado para registrar tudo o que consideramos importante para conhecimento dos nossos milhares de leitores. Gente que sempre acompanhou o meu trabalho aqui no Midiamax e no Jornal A Crítica, sabe o quanto valorizo uma página bem elaborada e bem escrita. Fotos, muitas fotos. Festas, muitas festas. Personalidades que são notícia. Notícias que valem registro. E mais, muito mais. Bem ao gosto do publicitário Júnior Ribeiro, da Agência Base, que sempre nos orientou sobre isto, e que desenvolveu um layout em forma de leque, razão das informações precisas que temos. O meu lado repórter agora pretende encontrar outro caminho, fazendo linha também investigativa. Vamos, mais uma vez, compartilhar juntos novos tempos. A movimentação da coluna vai ser intensificada à partir da próxima semana. Questões de ajustes técnicos. Muito obrigado pelo apoio que venho recebendo e que Deus nos abençoe.


TROPA
Amanhã, Campo Grande ganha um novo general para comandar o Comando Militar do Oeste (CMO). Trata-se do general de Exército, José Luiz Dias Freitas, em substituição ao general de brigada José Carlos Braga de Avellar, que estava respondendo interinamente pela área. A solenidade está marcada para às 10h30min, no campo de parada. O comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, deverá vir de Brasília presidir a cerimônia.
 

CARTILHA
Segue colhendo seus frutos políticos o senador Pedro Chaves (PSC). Depois do concorrido ato de quarta-feira, 9, no lançamento da cartilha “Novo Ensino Médio: o Que é Importante Saber”, na Biblioteca do Senado, da qual foi o relator, Chaves iniciou mais uma empreitada para defender importante demanda sul-mato-grossense junto ao governo federal.
 

VACAS MAGRAS
A Feira Literária de Bonito (Flib) seria realizada este mês. Foi transferida para novembro. O governo estadual, principal patrocinador do evento, alegou falta de verbas. Como se sabe, em julho passado aconteceu o Festival de Inverno de Bonito, que também é bancado basicamente por verbas estaduais.
 

TROCAS
Goza de absoluta confiança do prefeito Marquinhos Trad (PSD) o novo titular da Secretaria Municipal de Assistência Social, José Mário Antunes da Silva. Substituto da demissionária Maria Angélica Fontanari, ele tem formação superior em Administração de Empresas e Gestão Comercial, acumula quase 40 anos de experiências em gerência bancária e é bastante elogiado por sua sensibilidade política.
 

PATRIMÔNIO
Uma das obras de época mais importantes da arquitetura religiosa, em Mato Grosso do Sul, a Catedral de Nossa Senhora da Candelária, em Corumbá, agora é oficialmente um bem do Patrimônio Histórico Material do Estado. Assinado pelo secretário estadual de Cultura e Cidadania, Athayde Nery Jr, o decreto do tombamento foi publicado dia sete deste mês, no Diário Oficial. Inaugurada em 1877, a igreja tinha sido reconhecida dia dois de fevereiro deste ano, por decreto do prefeito Ruiter Cunha, como Patrimônio Histórico e Cultual do Município.
 

SÓ MÁQUINAS
Mais de 110 carros clássicos da RM Auctions serão leiloados em Monterey, na Califórnia (EUA), dias 18 e 19 deste mês. A tradicional empresa, que comercializa só modelos de colecionadores, tem algumas raríssimas e caríssimas preciosidades para os lances. É o caso de uma Ferrari 250 GT SWB, com preço avaliado em US$ 10 milhões.
 

OCUPAÇÃO
A reitora Liane Maria Calarge desdobra-se para descascar o pepino plantado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) pelos alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Os acadêmicos ocuparam segunda-feira o prédio da reitoria, em Dourados, revoltados porque não foi aberto o processo seletivo do curso para o segundo semestre deste ano.
 

GENOCÍDIO
Gravíssima e merecedora da mais ampla repercussão mundial, com a consequente apuração dos fatos, a descoberta de dois corpos de índios enterrados em uma fazenda no município de Iguatemi, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Ainda que seja caso isolado – suspeita-se de um peão que já trabalhou numa fazenda na região – trata-se de um indicativo de violência que levanta a suspeita sobre outros casos semelhantes em áreas conflagradas pelas disputas por terras.
 

NOME DA COISA
Pré-candidato à Presidência em 2018, o deputado federal Jair Bolsonaro trocou o PSC pelo PEN, que muda de nome e se rebatiza como Patriota. Não poderia haver nome mais adequado para a proposta nacionalista de direita que é convalidada pelo dirigente nacional do falecido Partido Ecológico Nacional, Adílson Barroso, todo serelepe com a festiva filiação de Bolsonaro, marcada para hoje.

 

NO PÓDIUM
Empolgado com a façanha esportiva da seleção da cidade, que acaba de conquistar a Copa Morena de Futsal, o prefeito Ronaldo Miziara (PSDB), de Paranaíba, não deixou por menos ao discursar na abertura do semestre legislativo. Disse que não quer ser apenas campeão no esporte, mas também um vencedor nas políticas públicas de educação, saúde, inclusão social e desenvolvimento sustentável.
 

SEM FRESCURA
Quem completou 30 anos como desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, no último dia 07, foi Claudionor Miguel Abss Duarte. É o desembargador mais antigo em atividade no Brasil, pelo quinto constitucional. Com aquela cara fechada, esconde um homem de um coração sem tamanho, sensível, principalmente às causas sociais. O desembargador sempre demonstrou que é um ser humano como qualquer outro, capaz de se emocionar, diante das homenagens que recebeu dos seus colegas. Ficou com a voz embargada e os olhos marejados, pelos cumprimentos dos 30 anos que se dedica à magistratura. Fiel aos princípios éticos, Claudionor além de grande pecuarista em nosso Estado é respeitado de A a Z no meio jurídico e na conduta pessoal.