Natal
Estou dando uma trégua para relaxar e curtir o Natal junto com os meus familiares, na doce paz do campo. Para todos vocês, o meu abraço carinhoso, votos de um feliz Natal e que Deus nos abençoe hoje e sempre. Agradeço todas as manifestações de carinho, amizade e respeito recebidos nesse período que antecede a data maior da cristandade, desejando a todos, tempos de luz, paz, saúde e muito amor. Que o menino Jesus, com toda a sua bondade nos ilumine hoje e sempre. Que o abraço fraterno que nos une no domingo do dia 25 continue presente em nossas vidas. Que as bênçãos de Deus Menino iluminem nossa estrada, substituindo os espinhos pelas rosas, a dor pela alegria, a guerra pela paz e o ódio pelo amor. Que a solidariedade com os menos favorecidos pela sorte seja a prioridade de nossas existências. Só assim a vida valerá a pena ser vivida. Feliz Natal para todos e um Feliz 2012. Vou aproveitar para dar uma geral nos arquivos e na troca de novos equipamentos por outros mais modernos, para não parar no tempo. A coluna retorna no dia 23 de janeiro.

 

 

Defesa
Já estão em vigor as novas regras que estabelecem prazo máximo de sete dias para que usuários de planos de saúde sejam atendidos em consultas nas áreas de pediatria, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia e clínica médica. Nas demais especialidades a espera não pode ir além de 14 dias.

 

A coluna cumprimenta o empresário Mário Testa pela troca de idade, hoje, e estende os cumprimentos à querida Vanda Testa pelo niver ocorrido no último dia 16
 

Pode ser
A Apple começou a vender o iPhone 4S desbloqueado, na sua loja on-line no Brasil. O aparelho de 16 GB custa R$ 2,6 mil. Nos Estados Unidos, o iPhone 4S desbloqueado, de 16 GB, sai por USD 650.
 

Cápsula
Vem aí um aliado para combater a dengue. Um bioinseticida desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz, e fabricado por uma indústria farmacêutica, promete ser divisor de águas na luta contra o Aedes aegypti. Depois de dez anos de pesquisas, será produzido um comprimido para dissolver nas caixas d`água..
 

Cultura
Depois de ser a terra da Pantaneta, finalmente Aquidauana ganhou o Festival Pantaneiro, homologado no calendário oficial de eventos pelo deputado estadual Lauro David.
 

Placa
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Josué de Oliveira, imprime sua marca em profícua gestão, ao inaugurar sede própria do Cartório Eleitoral de Coxim, com jurisdição estendida à vizinha Alcinopólis.
 

Duelo
Se o PDT materializar a intenção de concorrer em voo solo à sucessão do prefeito Nelsinho Trad, nos bastidores os especialistas já desenham a chegada de uma chapa forte e competitiva, com Dagoberto Nogueira e Tatiana Ujacow, na chamada chapa pura, pois ambos pertencem ao PDT.
 

Reconhecimento
Dos três representantes de Mato Grosso do Sul indicados ao Prêmio Betinho 2011, quem levou foi o engenheiro Fernando Antonio Camargo Guimarães, um mineiro que mora há 11 anos em Campo Grande e desenvolve atividades contra a fome, na evangelização, no apoio ao Lar do Idoso e, ainda, dirige a Casa da Sopa.

 

Fotos: Gabriel Santos

A competente executiva da Assomasul, Milene Grico, e o presidente e prefeito de Chapadão do Sul, Jocelito Krug

 

Elimina
No projeto de reforma do Código de Processo Civil, já aprovado pelo Senado e agora na Câmara dos Deputados, o presidente do STF, Cezar Peluso, surgeriu algumas alterações, como o fim da prisão para os devedores de pensão alimentícia.
 

Aqui
Em 1979, Joãozinho Trinta e integrantes da Beija-Flor de Nilópolis, entre os quais a então badaladíssima passista Maria da Pensa Ferreira, a Pinah, fizeram imensa fila na Rua 15 de Novembro, na calçada em frente ao já extinto restaurante “A Caseira”, do saudoso Bolinha. Era hora do almoço para o grupo da escola que veio como grande atração de um evento na cidade. Joãozinho já era famoso, e provou o bife a cavalo com ovo frito, que ele lembrava nas rodas do Rio de Janeiro.
 

Na estante
Quem ainda não leu, está perdendo. "As Esganadas", romance mais recente de Jô Soares, e "Tempo de Esperas", do padre Fábio de Melo, são as duas obras de ficção mais vendidas do ano na Livraria da Folha, uma das mais seletas do País.

 

Só coincidência
Durante celebração de universitários em Dourados, dois jovens, ambos com 20 anos de idade, se conheceram e teriam bebido além da conta. E o que poderia tornar-se uma relação saudável agora é caso de polícia. Ele foi preso dias após a festinha, acusado de espancar e estuprar a jovem, que sofreu politraumatismo craniano, perdeu vários dentes e se recupera na casa dos pais. O rapaz, agora em liberdade provisória, contesta o laudo médico que confirmou a agressão e o estupro. O nome do acusado: Murilo Luan Santana, acadêmico de Publicidade e Marketing.
 

Carga
Você sabia que cada brasileiro deve R$ 3.772,00 aos bancos e financeiras? Pois é este o cálculo da média obtida em setembro deste ano, a partir da divisão do volume de todas as dívidas dos brasileiros pelos débitos de cada um dos 192 milhões de habitantes do Brasil. Dados do Banco Central revelam que o endividamento das famílias não para de crescer desde janeiro de 2009.
 

Guerra
Depois do prefeito de Campinas, Hélio dos Santos, ter sido cassado, agora é a vez do vice, Demétrio Vilagra, ambos corumbaenses. O motivo: corrupção.
 

Elas vêm ai
Comenta-se que a próxima disputa pela prefeitura de Campo Grande terá a mais intensa participação das mulheres, sobretudo das companheiras dos candidatos e generais eleitorais. Os desavisados que saiam da frente e abram caminho para, entre outras, Beth Puccinelli, Antonieta Trad, Rosely Loubet, Gilda Maria dos Santos, Rachel Giroto, Fátima Azambuja e Maika do Amaral.
 

Trambique
Quem assistiu aos primeiros cinco jogos do Mundial de Clubes da Fifa pela TV Globo foi enganado. Isto mesmo. A emissora informou o tempo todo que esses jogos estavam sendo realizados na cidade de Nagoya, quando na verdade eram em Toyota. Como a cidade é também nome de marca de uma das mais fortes montadoras de veículos do planeta e não anuncia na Vênus Platinada, a Globo deu uma lição de como informar errado e confundir comunicação com capricho comercial.
 

Cerejas
Nossos votos de felicidades de hoje com as bênçãos divinas vão para os aniversariantes: Cláudia Gasperin Andriguetto Rahe, Eliane Haddad, Elisandra Regina de Souza, Esperidião Amin Helou Filho, Luís Alberto Maksoud Rahe, Mário Testa, Solange Lázaro de Lima Dropa, Suely Brandão de Souza e Vera Vendramini.

     

Reprodução

A biografia de José Octávio Guizzo, escrita pelos jornalistas Luiz Gehlen e Marianne Herrero

Poucas vezes em Campo Grande se viu tanta gente ligada à cultura como na noite de terça-feira, quando foi lançado o livro “José Octávio Guizzo - Um Nome em Registro Eterno”, escrito pelos jornalistas Luiz Henrique Guehlen e Marianne Herrero, mostrando como a vida de José Octávio está ligada aos principais acontecimentos culturais do Estado. O evento reuniu nomes de A a Z da cultura sul-mato-grossense. Advogado, jornalista, pesquisador e historiador, José Octávio Guizzo foi um dos maiores incentivadores das manifestações culturais sul-mato-grossenses. Nascido em Campo Grande, em 1938, formou-se em Curitiba, onde adquiriu uma grande paixão pela cultura. Tanto, que no prefácio assinado pelo secretário de Cultura do Estado, Américo Calheiros, é definido como um dos maiores ativistas culturais do estado, porque tinha a percepção exata da dimensão que a recuperação da memória e o registro da cultura têm no desenvolvimento pleno de um estado.
 

José Octávio Guizzo foi presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, teorizou sobre cinema, música e folclore, em jornais e revistas. Autor de diversos livros, entre eles “Glauce Rocha: atriz, mulher guerreira”, foi também premiado em festivais de música popular da capital. Em 1984, o governador Wilson Barbosa Martins fundou o Centro Cultural José Octávio Guizzo, localizando-se na Rua 26 de agosto, considerada a primeira rua de Campo Grande. Na época, a artista plástica Nelly Martins empenhou-se em materializar o primeiro espaço exclusivo destinado à cultura do nosso Estado.

 

Até o poeta Manoel de Barros fez questão de dizer que foi conhecendo o grande poeta que era José Octávio Guizzo, ficando admirado pelo ser humano que era e que podia conversar com ele, desarmado de preconceitos e de conceitos, pois tinha delicadeza de espírito, respeito pelos ideais alheios e uma enriquecida solidariedade pelos mais fracos, pelos humilhados e oprimidos. Esse era o saudoso José Octávio Guizzo, que há 22 anos deixou sua história cravada na memória do nosso Estado, tão intensamente lembrado por seus familares e amigos. Era uma figura íntegra que sempre soube defender seus ideais. Um exemplo de homem público que nunca manchou o nome de Mato Grosso do Sul. Confira alguns flashes...

 

Em família, a matriarca, Marta Guizzo, com os filhos, Danusa, João Luiz e Daniela Guizzo

 

O secretário de Cultura de MS, Américo Calheiros e Idara Duncan

 

O advogado Carlos Magno Couto, com Wilson Barbosa Martins e o médico Ricardo Ayache

 

Ester Abussafi com a filha, Karina Abussafi Garcia

 

O ex-governador Wilson Barbosa Martins e a professora Maria da Glória Sá Rosa

 

Annelise Guizzo, com Ronaldo Corrêa e Cida Oliveira Couto

 

Os autores do livro, jornalistas Luiz Henrique Gehlen e Marianna Cunha Herrero

 

O advogado Júlio Rodrigues e Luiz Couto

 

Os artistas plásticos, Roberto Amin e Lázara Lessonier

 

Talita e o marido, advogado Sérgio Muritiba

 

O economista Pedro Chaves dos Santos Filho e o sociólogo Paulo Cabral

 

Maria Clara Bacchi e Carla Guizzo Couto

 

Cláudia e o marido, promotor de Justiça, Alexandre Raslan

 

O advogado Marco Túlio Murano Garcia e sua mãe, Maria Rita Murano Garcia

 

Paula e o deputado estadual Lauro David

 

A eterna professora, Belkisse Corrêa, e a filha, artista plástica Patrícia Helney

 

Olga e o criminalista Renê Siufi

 

O cardiologista Anthonio Gorsk e a esposa, cirurgiã plástica, Andrea Aleixo Gorsk

 

O historiador Valmir e a esposa, Lúcia Corrêa

 

O procurador de Justiça, Antônio Siufi Neto, e o médico Ricardo Ayache

 

O engenheiro Marcelo Michelazzo e a arquiteta Eliane Michelazzo

 

Paulo Ponzine, com Suely Brandão e Juvêncio César da Fonseca

 

O empresário Luís Carlos e sua Elizete Feitosa